E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quando o síndico obtém aprovação do projeto de adequação para o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), ele deve providenciar as correções conforme o documento avaliado pela corporação. Depois disso, durante a vistoria oficial, poderá haver surpresas, com pedidos de adequações adicionais e custos extras. O consultor da área de riscos, Carlos Alberto dos Santos, fala a seguir dos gastos relacionados ao processo.

Nesse período que antecede o Natal, muitos condomínios estão providenciando a decoração de suas fachadas, halls, vasos e jardins com enfeites luminosos. A maioria, entretanto, faz as instalações sem qualquer planejamento, de forma improvisada, gerando riscos de incêndio e também de sobrecarga em quadros elétricos.

Apesar da proibição legal, muitos condomínios em São Paulo permanecem com o uso de botijões de 13 kg no interior dos apartamentos, colocando em risco a segurança do empreendimento e, principalmente, das pessoas.

O descumprimento à norma técnica ABNT NBR 6493/1994 pode gerar falhas e consequências graves quando da instalação de aquecedores a gás em piscinas se não houver atenção por parte do instalador, principalmente nos apartamentos, pois, em alguns casos, as tubulações se encontram dentro da parede.

A NBR 5.626, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), determina que nas instalações prediais de água fria a pressão estática máxima da mesma não ultrapasse a 40 m.c.a. (metros de coluna d’água).

A Brinquedoteca é um espaço para que as crianças possam brincar e interagir com os materiais disponíveis no local ou trazido pelos pais, porém, é muito importante que este local receba uma atenção especial por parte dos síndicos e gestores, e que ofereça sempre segurança.

Tanto a Lei 4.591/1964 quanto o Código Civil brasileiro (Lei 10.406/2002), que regulam direitos e obrigações no âmbito dos condomínios, estabelecem a obrigatoriedade da contratação de seguro. Este deve cobrir toda edificação contra o risco de incêndio ou outro evento que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas.

Comportamentos inadequados de moradores e funcionários ou também o desleixo de síndicos e zeladores geram desperdícios e riscos de acidentes constantes nos condomínios. Segundo o consultor da área, Carlos Alberto dos Santos, muitos gestores ainda não se sensibilizaram para essa realidade, conclusão a que ele chega com base nos diagnósticos realizados em condomínios e nas palestras que vêm ministrando em São Paulo e municípios da região metropolitana.

A dengue representa hoje um dos principais problemas de saúde pública não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Portanto, é muito importante a conscientização das pessoas, colaborando pelo combate da doença. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, mostra altíssima capacidade de adaptação ao ambiente criado pelos hábitos da população.