Fique de Olho

A proximidade do verão traz novas preocupações aos síndicos ao recolocar em cena as chuvas, os riscos de entupimento, o calor excessivo e o ciclo de maior reprodução dos insetos. Garanta tranquilidade aos condôminos e confira os prestadores de serviços qualificados, que atuam com dedetização e desentupimento.

Confira neste Fique de Olho as empresas que apresentam equipamentos inovadores na área de segurança, investimento obrigatório nos condomínios.

De novas soluções para luz de emergência a projetos de adequação de carga da energia que chega da concessionária, as empresas de elétrica oferecem aos condomínios a possibilidade de atualizar seus sistemas, melhorar a performance das instalações e baixar o consumo. Confira neste Fique de Olho.

Confira neste Fique de Olho empresas com indiscutível tradição no mercado, que oferecem soluções modernas em serralheria, tanto em ferro quanto no alumínio e vidro.

Empresas de fitness estão cada vez mais especializadas no atendimento aos condomínios e hoje prestam um arco completo de serviços aos síndicos, que incluem de venda de equipamentos e acessórios à assistência técnica, reforma e contratos de manutenção preventiva. Confira neste Fique de Olho as novidades e promoções do mercado.

Os playgrounds estão definitivamente incorporados às áreas comuns dos edifícios e garantem a diversão das crianças. Especialmente no ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo de Futebol, com novos feriados e férias antecipadas, a expectativa é que os condôminos usufruam ainda mais de seus espaços de lazer em 2014, reforçando a necessidade de investimentos e manutenção. Mas é importante lembrar que a NBR 16071/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), traz importantes procedimentos de instalação e manutenção de playground, que visam à segurança dos usuários e à tranquilidade dos pais.

Neste Fique de Olho, conheça empresas com grande expertise no segmento (em pisos e brinquedos), que anunciam qualidade aos seus produtos e serviços.

O excesso ou a falta de água representam um dos transtornos que mais impactam a vida das pessoas, pois atingem a mobilidade, a hidratação e alimentação, a higiene e o conforto. Quando provocados por eventos climáticos, sua resolução escapa à vontade dos síndicos. Mas esses gestores podem e devem cuidar que os sistemas hidráulicos das edificações estejam em dia com a manutenção e o uso sustentável, já que falhas e vazamentos locais também acabam comprometendo o abastecimento aos usuários. Confira, neste Fique de Olho, de que forma os fornecedores podem ajudar o seu condomínio.

Itens obrigatórios aos condomínios, as quadras precisam de manutenção constante e, às vezes, chega um momento em que é preciso refazer o piso, trocar redes, traves e tabelas, ou mesmo modernizar o conceito de uso do espaço. Confira aqui prestadores que apresentam ampla experiência na área.

Com opções variadas de máquinas e equipamentos elétricos, os síndicos e gestores prediais têm facilitada sua tarefa de manter os espaços comuns bem conservados. E assim proporcionam aos condôminos a certeza de que estão fazendo um bom trabalho, zelando pelo patrimônio de todos. Confira neste Fique de Olho as empresas que atuam neste segmento, inclusive uma inovação, o serviço de lavanderias compartilhadas.

A proximidade do verão costuma acender um sinal de alerta entre os condomínios, pois essa é a época mais propícia para a proliferação das pragas urbanas, exigindo rápida ação de síndicos e gestores prediais. A administração também deve ficar de olho na limpeza e desentupimento de fossas e tubulações, conforme destacam as empresas deste Fique de Olho.

CBE BOMBAS

Economia e saúde dos condôminos entram em cena quando o assunto é piscina, diz Pedro Agostinho Sabatini, diretor técnico da CBE Bombas. A troca periódica da carga de areia filtrante favorece a qualidade da água e traz saúde para os usuários, destaca. Com mais de 40 anos de mercado, a CBE realiza esse serviço especializado, além do reparo em bombas e filtros de piscina. E garante qualidade nos trabalhos com os condomínios, utilizando-se, por exemplo, de bancadas separadas para executar serviços em bombas de água potável e de piscinas das de esgoto, o que evita a contaminação e mantém a higiene dos equipamentos.

Fale com a CBE Bombas:
11 5565-5565
www.bombascbe.com.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A conta da água, juntamente com a da energia, representa o segundo maior dispêndio dos condomínios e chega a atingir pelo menos 25% do total das despesas, perdendo apenas para o pagamento dos funcionários. É um peso que pode diminuir bastante ao se individualizar a leitura da água gasta por cada condômino, excluindo-a do rateio geral. O morador assume então a responsabilidade por pagar aquilo que consome, passa a rever hábitos e procura fazer economia, comportamento que também favorece o meio ambiente.

Conheça neste Fique de Olho empresas que oferecem soluções tecnológicas modernas para uma leitura eficaz do consumo de água.

Colocando ordem no acesso principal da "casa"

As garagens representam há um bom tempo o acesso principal de chegada em casa, exigindo revestimento e iluminação bem tratados, sinalização adequada, proteção dos pilares, além de acessórios que atendam às novas necessidades dos usuários, caso dos bicicletários. Confira, neste Fique de Olho, os principais fornecedores do segmento aos condomínios.

Com tantas responsabilidades, os síndicos precisam contar com uma prestação de serviços séria, confiável e eficiente. Afinal, cabe às administradoras cobrar a taxa condominial, fazer o balancete, organizar o orçamento e pagamentos, processar a folha de pagamentos dos funcionários, cotar obras e fornecedores e, sobretudo, realizar as assembleias de condôminos. Compete a elas, enfim, prestar toda a assessoria necessária aos síndicos para uma boa gestão nos campos administrativo, financeiro, jurídico, predial e ambiental, respaldando-os em suas decisões. Confira neste Fique de Olho três empresas que vêm se destacando neste mercado.

As chuvas intensas do último verão nos grandes centros urbanos expuseram inúmeras vulnerabilidades a que os condomínios estão sujeitos, principalmente quando falham em manutenção preventiva ou corretiva e mesmo em um plano eficaz de investimentos. Os fornecedores de toldos e coberturas estiveram entre os mais acionados pelos síndicos, administradores e zeladores nesse período de aguaceiro, mas esses equipamentos também protegem contra a insolação e o vento, proporcionando conforto térmico e ambiental aos usuários. Ou seja, são recursos indispensáveis às edificações, conforme revela este Fique de Olho.

A dependência cada vez maior do uso de equipamentos eletrônicos, e consequentemente da energia elétrica, transformou geradores, baterias e nobreaks em itens de primeira necessidade nos condomínios. Por isso, eles devem se precaver através de bons contratos de manutenção corretiva e preventiva dos grupos geradores e demais equipamentos, além de renová-los e adequá-los à legislação. Confira neste Fique de Olho.

Limpeza, manutenção, preservação, restauração e valorização do patrimônio: muitas são as qualidades envolvidas com os processos de tratamento dos pisos externos e internos aos condomínios. Afinal, o uso de técnicas e procedimentos corretos ajuda a evitar rachaduras, infiltrações, desgastes e manchas, entre outros. Conheça, neste Fique de Olho, empresas especializadas e com tradição no serviço e preparese para manter as superfícies em ordem em 2013.

Segurança e economia são duas palavras-chaves da lista de prioridades dos síndicos, zeladores e administradores condominiais. E a iluminação figura como o grande pivô dessas áreas. Sem um projeto eficiente e com manutenção precária, os ambientes dos condomínios correm um risco maior de sofrer apagões periódicos e colocar em risco todo seu sistema de segurança. Por outro lado, o uso de equipamentos obsoletos representa gasto maior de energia e uma conta elevada ao final do mês. Confira, neste Fique de Olho, as soluções que o mercado oferece aos condomínios neste segmento.

O Sudeste brasileiro e, em especial, a cidade de São Paulo vêm registrando mudanças bruscas de temperatura, alternando tempo quente e frio e obrigando os síndicos a considerar todos os cenários possíveis na hora de preparar a área de lazer dos condomínios para as próximas férias. Isso inclui desde soluções para aquecer a água da piscina até a renovação de mesas, espreguiçadeiras e guarda-sóis. Sem descuidar, é claro, do paisagismo, que deve ajudar a criar um ambiente bonito e agradável. Confira neste Fique de Olho.

As academias nos condomínios estão cada vez mais valorizadas por uma sociedade que preza a saúde e o bem-estar físico. As empresas deste Fique de Olho comprovam que os síndicos devem cuidar da manutenção e atualização dos equipamentos e até mesmo do piso desses ambientes, de forma a garantir a segurança do usuário e a eficácia dos exercícios.

Um plano de manutenção constante, aliado à modernização das instalações prediais, traz segurança, conforto e a garantia da valorização do patrimônio dos condôminos.

Além das mudanças dos hábitos diários dos condôminos, a manutenção preventiva e reparos periódicos nas bombas e em todo sistema hidráulico das edificações também ajudam a evitar o desperdício de água, e consequentemente, contribuem para diminuir a conta ao final do mês. Confira neste Fique de Olho empresas especializadas em avaliação preventiva e manutenção de bombas e sistema hidráulico, que estão a serviço dos condomínios.

Com os desdobramentos do ritmo frenético imposto pela vida moderna, a habitação saudável, aquela com espaços que estimulam a saúde física e mental, é um chamariz peculiar do século XXI. A oferta de qualidade de vida tornou-se um diferencial do mercado imobiliário, por isso, as áreas de lazer hoje são um dos principais cartões de visita dos condomínios. A quadra, por exemplo, deve ser um espaço acolhedor para a prática de atividades físicas, que merece atenção e cuidados constantes tanto para garantir conforto e segurança aos condôminos, como também para a contínua valorização do empreendimento.

Confira neste Fique de Olho empresas especializadas em pisos e acessórios para quadras com longa trajetória em construções esportivas.

Como medida preventiva, o diagnóstico predial está ganhando força no mercado, pois possibilita orçamentos precisos, certifica o grau de urgência das recuperações e também identifica e indica tratamentos especializados para cada tipo de reparo, o qual demanda técnicas avançadas de engenharia civil e de materiais. Já existem, inclusive, iniciativas da municipalidade de São Paulo tratando da inspeção obrigatória nas edificações comerciais com mais de 500 metros quadrados, como o Projeto de Lei 407/2001.

A mobilidade, acessibilidade e a administração diária do trânsito de moradores, visitantes e prestadores de serviços dependem, fundamentalmente, de um insumo ainda pouco valorizado por alguns síndicos, mas essencial para a normalidade da vida nos condomínios: a informação. Dela dependem desde a identificação do próprio condomínio junto à via urbana, como a localização dos elevadores, rampas, equipamentos de combate a incêndio, entre muitos outros espaços ou instalações. Mas a informação alimenta também a comunicação entre os profissionais que cuidam da segurança, troca fundamental a que se mantenha a casa em ordem. Confira, neste Fique de Olho, empresas que oferecem desde soluções em sinalização e identificação visual a organizações que trabalham com modernos sistemas de radiocomunicação.

Os fabricantes e fornecedores de brinquedos, acessórios e pisos para playgrounds estão bem atentos às necessidades de inovação de um mercado consumidor que cresce conforme se ampliam os espaços para recreação e brincadeiras nos condomínios.

As fortes chuvas de verão, acompanhadas por rajadas de ventos, raios e trovões, tornaram frequentes as interrupções de energia em São Paulo e Grande São Paulo, motivadas pela queda de árvores sobre a fiação, o rompimento de cabos ou mesmo o corte preventivo do fornecimento de energia, entre outros. São momentos em que muitos condomínios têm acionados automaticamente seus geradores, com vistas a garantir o funcionamento de pelo menos um elevador, portões e iluminação.

A garagem é um dos espaços do condomínio mais utilizados pelos moradores e, por isso, deve ser levada a sério. Se não for bem equipada e planejada pode gerar muito desconforto, tais como má iluminação, pisos de baixa qualidade, sinalização deficiente, dificuldades de manobras, entre outros. Além da manutenção, às vezes a própria reforma torna-se fundamental para garantir satisfação e segurança, evitando reclamações e conflitos em assembleias. Outra questão importante está nas possibilidades de aumento do número de vagas para os condôminos, o que valoriza, sobremaneira, o preço de venda ou locação dos imóveis.

Com o verão se aproximando, os cuidados para evitar o alastramento de baratas, roedores e cupins no condomínio devem ser redobrados. As pragas urbanas podem comprometer a saúde dos moradores, além de prejudicar as edificações. No entanto, é importante escolher a empresa certa para realizar o controle, que esteja devidamente legalizada junto da Vigilância Sanitária. O alvará expedido pelo órgão é indispensável para a atuação das controladoras de pragas urbanas. O síndico deve desconfiar de preços abaixo da média e exigir das empresas que utilizem métodos preventivos e curativos.

Boas soluções em custos, materiais resistentes, opções de desenvolver um design inovador e, sobretudo, proteção contra o vento, a chuva ou o sol estão entre as grandes vantagens dos toldos e coberturas. O policarbonato, por exemplo, é muito resistente ao tempo e não trinca facilmente, além de oferecer uma proteção eficiente contra as intempéries. Também apresenta alta transparência e é muito resistente a impactos, além de ser mais leve e duradouro. Por isso, muitas empresas de toldos e coberturas oferecem produtos feitos com o material, o qual assegura proteção e proporciona estética diferenciada ao condomínio. Portanto, é essencial encontrar um fornecedor que, além de realizar uma instalação de qualidade, ofereça produtos resistentes e com design interessante. O preço também não pode decepcionar. Custo e benefício são palavras que estão no dicionário dos síndicos, que não desejam investir em empresas que deixam tudo mais caro. Conheça, neste Fique de Olho, empresas que oferecem coberturas e toldos com preços acessíveis e qualidade comprovada.

Qualidade de vida, saúde e autoestima

Doenças como o colesterol, a obesidade e hipertensão arterial são algumas das consequências de quem adota o sedentarismo como estilo de vida. A prática de exercícios físicos é importante não apenas por favorecer a autoestima, mas também porque traz inúmeros benefícios à saúde. Nesta edição do Fique de Olho conheça empresas que oferecem produtos e serviços aos espaços de fitness dos condomínios, de forma a que seus usuários tenham qualidade e segurança.

O consumo racional da água tem sido um dos assuntos mais comentados pela mídia, uma vez que a sua escassez aparece como um dos problemas mais sérios a serem enfrentados pelos homens em 20 anos, caso se mantenham os padrões atuais de emissão de carbono, conforme alerta dado pela ONU em 2007. Entre os condomínios, a questão ganha relevo também pelos efeitos que o desperdício traz sobre a conta no final do mês e sobre a inadimplência. Nesse contexto, a individualização do consumo torna-se um pré-requisito importante na hora da compra de um imóvel ou da definição de prioridades entre os investimentos dos condôminos.

Orientar as decisões do síndico, prestar assessoria contábil, financeira, jurídica, de recursos humanos e manutenção, acompanhar contratos com fornecedores, além de monitorar o pagamento das contas estão entre as funções de uma administradora de condomínios. Esta é a rotina, por exemplo, da Alva Condomínios, empresa vinculada ao Grupo Alva-Serv, há 35 anos no mercado. Segundo o empresário Antonio Artêncio Filho, a Alva oferece como principais benefícios aos clientes um atendimento personalizado e imediato; agilidade nas decisões e nas providências; visitas semanais, em que além de fiscalizar o plano de gestão condominial, mantém “um canal aberto de comunicação com o síndico e demais funcionários”; preocupação constante com a otimização dos gastos; e busca por soluções criativas, valorizando o baixo custo e as medidas sustentáveis, em prol do meio ambiente. A Alva lançou neste ano o serviço de síndico profissional.

Até há pouco tempo, o assunto “energia reativa” estava longe das preocupações dos síndicos. Mas conforme as concessionárias começaram a cobrar pelo excedente dessa energia, os síndicos e administradores tiveram que correr atrás para checar se estão pagando a mais do que poderiam. “A energia reativa é aquela que não produz trabalho útil, pois este trabalho é realizado pela energia ativa. Mas é imprescindível para criar o fluxo magnético utilizado na indução das bobinas dos motores de elevadores e bombas d'água, portões de garagem, reatores de lâmpadas de descarga (fluorescentes), transformadores e demais equipamentos indutivos. A utilização da energia reativa deve ser a menor possível”, explica o empresário Álvaro Amaral. É preciso, portanto, conhecer bem as instalações e checar, por meio das faturas da administração pagas ao final do mês, se o problema de multas por excedente reativo existe no condomínio.

Esses equipamentos são essenciais para resolver pequenos problemas elétricos, hidráulicos e utilizar na jardinagem. Desde as mais simples até as profissionais, não podem faltar nos condomínios.

Fundamentais para a segurança das edificações, os sensores de presença auxiliam na economia de energia. E as placas de sinalização também são fundamentais para indicar equipamentos de segurança e os ambientes do condomínio.

Hidráulica, elétrica, pára-raios, garagens, elevadores, segurança, impermeabilização. Um condomínio está sujeito a problemas em muitas áreas. Por isso, o síndico deve estar atento para prevenir acidentes. Fazer inspeções prediais é uma das alternativas. Esses serviços servem para verificar o que está deteriorado no prédio, quais os riscos, se é necessário trocar algum equipamento, etc. A empresa DA Arquitetura atua na área de inspeção, perícias e avaliações prediais desde 2004. O proprietário, Daniel Cyrino, afirma que a inspeção identifica e analisa de forma precisa todos os problemas do prédio: “É um exame completo da edificação. Com uma inspeção, o síndico pode verificar estrutura, térreo, escadas, halls e diversas outras áreas. A partir disso, pode-se fazer um planejamento para a manutenção.” Entre os problemas mais freqüentes, Cyrino aponta: “Impermeabilização, trincas e fissuras por causa de dilatações térmicas e instalações elétricas fora de normas.”