Iluminação para Condominios

O Inmetro alongou neste ano os prazos originalmente contidos na Portaria 144, de 13 de março de 2015, relativos à distribuição e comercialização das lâmpadas LED conforme novos parâmetros técnicos.

Item obrigatório do sistema de segurança e contra incêndio dos prédios, a luz de emergência pode deixar os condôminos na mão na hora em que mais precisam: durante um apagão ou mediante um desligamento da energia motivado por sinistros. Segundo especialistas, a manutenção desses sistemas acaba relegada face às prioridades mais imediatas dos síndicos. Mas é preciso certificar-se periodicamente de seu funcionamento e lembrar-se que também os elevadores devem contar com esse tipo de recurso.

Espaços mal dimensionados ou pouco aproveitados, com problemas de infiltração, iluminação inadequada, além de pisos e pinturas desgastadas, transformam as garagens dos condomínios em vitrine negativa desses empreendimentos.

O sistema de iluminação requer atenção, mas está entre os itens mais esquecidos pelos condomínios, lamenta o engenheiro civil e consultor Rodrigo de Oliveira Vieira. Muito antes de se trocar uma lâmpada queimada, comenta, é preciso definir quem fará a manutenção preventiva e corretiva do sistema, observando o quadro de iluminação, a situação dos seus disjuntores e a da fiação. “Uma lâmpada mal rosqueada consome mais energia. Às vezes, o problema é o bucal e a troca deve ser feita antes que ela queime”, detalha.

Planejamento integra comunicação, segurança e economia

Valor de uso e social também deve ser considerado

Economia e desempenho representam os principais critérios para a escolha da iluminação dos ambientes, mas segundo o arquiteto Guinter Parschalk, especialista em luminotécnica, as decisões devem passar também pelo uso que se dará ao espaço. Com projetos desenvolvidos no Brasil e Exterior, Guinter observa que “a luz é o suporte da percepção visual, já a lâmpada, luminária e automação são ferramentas utilizadas para se conseguir o resultado

Confira as alternativas para um melhor desempenho e economia.