Notícias

Piscinas em condomínios devem receber cuidados redobrados nesta época do ano. Com o calor intenso é natural que elas sejam mais procuradas pelos moradores, mas se não forem tomados os cuidados de manutenção e regras de uso necessários, alguns visitantes indesejáveis podem estragar a diversão. É o caso do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya – que prefere depositar seus ovos nas paredes da piscina, principalmente se o tratamento da água não estiver em dia.

Quarta, 22 Fevereiro 2017 00:00

Condomínios e o descarte do lixo eletrônico

Escrito por

Todo o início de ano é a mesma coisa. As chuvas trazem consigo as enchentes, com uma quantidade incontável de lixo boiando. São toneladas de resíduos espalhados pelas avenidas, ruas e rios, a maioria dos quais poderia ser reciclada.

O sistema CompassPlus™ da Otis oferece novas opções de design disponíveis para projetos de modernização de elevadores, independentemente da tecnologia de elevadores existentes

IPEVECON registra variação de 10,15%, mas inadimplência do último período levantado apresenta recuo.

Sempre que se fala em condomínios alguns de nós sentem até arrepios só de lembrar dos problemas, desavenças e aumento de despesas que são apresentadas nas assembleias.

O veto às atividades infantis nos pilotis de um prédio residencial na Asa Sul, em Brasília (DF), noticiado pelo Metrópoles em primeira mão, ganhou repercussão.

Encontros com especialistas são gratuitos e começam em março

Levantamento do Secovi-SP mostra que, no ano passado, o número de processos caiu para 5.111, contra os 10.093 registrados em 2015

Locais que geram mais de 120 kg de material reciclável por dia serão obrigados a realizar a coleta seletiva. Lei entrará em vigor no 2º semestre do ano.

Devido à grande concentração de pessoas e à quantidade de áreas externas que podem acumular água, os condomínios residenciais podem conter focos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus, além da febre amarela.

Com o fim da sobretaxa e do bônus nas contas de água e esgoto da Sabesp, além do reajuste nas tarifas em 2016, as despesas dos condomínios da Capital Paulista aumentaram 25,35% em 12 meses.

Pense no síndico de um prédio. A imagem que veio é a de um morador mais velho, geralmente aposentado, que usa seu tempo livre para cuidar do patrimônio dos moradores? Talvez esse seja o estereótipo mais comum, mas, nos últimos anos, ganhou espaço a figura do síndico profissional, que recebe para administrar o condomínio e não mora nele.

O evento gratuito, no Secovi-SP, na noite de 8/2, também vai apresentar informações atualizadas de temas polêmicos nas duas áreas.

Embora muitos busquem os condomínios residenciais como refúgio à criminalidade, roubos e outros delitos também ocorrem nesses espaços.

"Muitos atritos surgem por falta de informação. Para tentar entender e resolver esses conflitos é indispensável a leitura da Convenção do Condomínio", explica Rodrigo Karpat, advogado especialista em direito condominial e imobiliário.

Com a mudança nos critérios do Novo Código de Processo Civil, as ações de cobrança de condomínios por falta de pagamento foram caindo durante todo o ano de 2016, que registou 5013 ações, contra 10.093 em 2015.

Mesmo com aumento registrado em novembro, índice mantém queda em comparação ao ano anterior.

Vinte e cinco por cento dos condomínios da capital paulista são administrados por empresas certificadas pelo programa.

Baseada no conceito de experiência ao invés de posse, a economia compartilhada veio para ficar. Em tempos de Uber, Netflix e Airbnb surgem modelos de negócios inéditos para atender a novos comportamentos da sociedade, cada vez mais conectada e buscando formas mais simples e eficientes de facilitar o dia a dia.

O mercado imobiliário vem lentamente tentando se recuperar dos efeitos da crise econômica do País. Diferente do que ocorreu em 2015, neste ano de 2016 as construtoras voltaram a investir em novos projetos, demonstrando maior confiança no setor.

Áreas de lazer como piscina, parquinhos e social devem estar devidamente higienizadas afim de evitar a contaminação de doenças

Segunda, 05 Dezembro 2016 00:00

Delivery de panetone chega a condomínios de São Paulo

Escrito por

Um caminhão delivery da empresa Ofner passará por empresas e condomínios até 24 de dezembro em São Paulo.

Seis meses depois de anunciado o fim do racionamento, estudo da AABIC mostra que as despesas com água em São Paulo (Capital) estão 20% mais elevadas em comparação com mesmo período de 2015.

Síndico mata morador e se suicida dentro de prédio, em Caldas Novas (GO)

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou a lei que torna obrigatória a instalação de hidrômetros individuais em condomínios verticais. A medida vale apenas para condomínios a serem construídos a partir de agora.

Com a chegada do final do ano, os funcionários dos condomínios também têm o direito de receber o 13° salário cuja primeira parcela será paga no dia próximo dia 30. E o não pagamento desse benefício pode acarretar em multas, bloqueio de contas e, em alguns casos extremos, o confisco de bens dos condôminos para saldar as dívidas com os trabalhadores. Por isso, a recomendação é promover uma organização prévia e ajuste nas contas para provisionar os recursos e evitar sufoco.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal dos Deputados aprovou proposta que reserva 1% das vagas nos estacionamentos de uso comum em condomínios residenciais e comerciais para veículos que transportem pessoas com deficiência que importe dificuldade de locomoção. A base de cálculo das vagas a serem reservadas deverá considerar o número mínimo de vagas exigidas pelo município para cada tipo de imóvel. As regras propostas serão aplicadas às novas edificações.

A síndica e um condomínio residencial terão que pagar R$ 10 mil de indenização por dano moral coletivo em razão de ofensas generalizadas aos empregados do local. Apesar de decisão anterior ter negado a reparação com o argumento de que não houve dano extensivo à sociedade, a 2ª Turma do Tribunal Superior Eleitoral constatou ofensa aos direitos extrapatrimoniais da coletividade diante da intensidade das atitudes autoritárias da síndica, como tratamento desrespeitoso, ameaça de despedida por justa causa e outros.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23/11) o Projeto de Lei 443/11, que permite aos condomínios a aquisição de unidades autônomas da própria estrutura ou qualquer outro imóvel para a recuperação de cotas condominiais vencidas e não pagas. Essa aquisição poderá ser feita por meio de arremate em leilão, por adjudicação (transferência judicial de posse) ou doação.

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou nesta terça-feira (22/11) os índices de mercado referentes ao mês de setembro. O valor dos condomínios de São Paulo manteve-se estável com alta de 0,12%, de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON).

Durante esta semana, de 22 a 26 de novembro, a Bahia sediará o maior evento de trabalhadores em edifícios e condomínios de todo o País: o Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais da categoria.

No próximo dia 26/11, especialistas em Direito condominial se reunirão no campus da Unip da Marquês de São Vicente (zona Oeste de São Paulo); e no dia 30/11, acontecerá o 2º Encontro de Como Viver Bem em Condomínios. Também a revista Direcional Condomínios realizará um encontro em homenagem ao síndico, no dia 30, mas as vagas estão esgotadas.

Diante da recente mudança da representatividade "patronal" dos condomínios de São Paulo (Capital), o Sindifícios, sindicato que representa os trabalhadores, divulgou nota atestando a validade da Convenção Coletiva para o biênio 2016-2017.

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial caiu 8,2% em outubro deste ano com o registro de 590 ações, contra as 643 ajuizadas em setembro. É o que aponta o levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Todo condomínio tem o vizinho fofoqueiro. Também há aquele que anda de salto alto incomodando o sossego no apartamento debaixo. E o que adora ligar o som no último volume aos fins de semana.

Parceria entre associação e prefeitura busca conscientizar moradores da importância da coleta seletiva e da reciclagem