Notícias

"Muitos atritos surgem por falta de informação. Para tentar entender e resolver esses conflitos é indispensável a leitura da Convenção do Condomínio", explica Rodrigo Karpat, advogado especialista em direito condominial e imobiliário.

Com a mudança nos critérios do Novo Código de Processo Civil, as ações de cobrança de condomínios por falta de pagamento foram caindo durante todo o ano de 2016, que registou 5013 ações, contra 10.093 em 2015.

Mesmo com aumento registrado em novembro, índice mantém queda em comparação ao ano anterior.

Vinte e cinco por cento dos condomínios da capital paulista são administrados por empresas certificadas pelo programa.

Segunda, 05 Dezembro 2016 00:00

Delivery de panetone chega a condomínios de São Paulo

Escrito por

Um caminhão delivery da empresa Ofner passará por empresas e condomínios até 24 de dezembro em São Paulo.

Áreas de lazer como piscina, parquinhos e social devem estar devidamente higienizadas afim de evitar a contaminação de doenças

O mercado imobiliário vem lentamente tentando se recuperar dos efeitos da crise econômica do País. Diferente do que ocorreu em 2015, neste ano de 2016 as construtoras voltaram a investir em novos projetos, demonstrando maior confiança no setor.

Baseada no conceito de experiência ao invés de posse, a economia compartilhada veio para ficar. Em tempos de Uber, Netflix e Airbnb surgem modelos de negócios inéditos para atender a novos comportamentos da sociedade, cada vez mais conectada e buscando formas mais simples e eficientes de facilitar o dia a dia.

Seis meses depois de anunciado o fim do racionamento, estudo da AABIC mostra que as despesas com água em São Paulo (Capital) estão 20% mais elevadas em comparação com mesmo período de 2015.

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou nesta terça-feira (22/11) os índices de mercado referentes ao mês de setembro. O valor dos condomínios de São Paulo manteve-se estável com alta de 0,12%, de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON).

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23/11) o Projeto de Lei 443/11, que permite aos condomínios a aquisição de unidades autônomas da própria estrutura ou qualquer outro imóvel para a recuperação de cotas condominiais vencidas e não pagas. Essa aquisição poderá ser feita por meio de arremate em leilão, por adjudicação (transferência judicial de posse) ou doação.

A síndica e um condomínio residencial terão que pagar R$ 10 mil de indenização por dano moral coletivo em razão de ofensas generalizadas aos empregados do local. Apesar de decisão anterior ter negado a reparação com o argumento de que não houve dano extensivo à sociedade, a 2ª Turma do Tribunal Superior Eleitoral constatou ofensa aos direitos extrapatrimoniais da coletividade diante da intensidade das atitudes autoritárias da síndica, como tratamento desrespeitoso, ameaça de despedida por justa causa e outros.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal dos Deputados aprovou proposta que reserva 1% das vagas nos estacionamentos de uso comum em condomínios residenciais e comerciais para veículos que transportem pessoas com deficiência que importe dificuldade de locomoção. A base de cálculo das vagas a serem reservadas deverá considerar o número mínimo de vagas exigidas pelo município para cada tipo de imóvel. As regras propostas serão aplicadas às novas edificações.

Com a chegada do final do ano, os funcionários dos condomínios também têm o direito de receber o 13° salário cuja primeira parcela será paga no dia próximo dia 30. E o não pagamento desse benefício pode acarretar em multas, bloqueio de contas e, em alguns casos extremos, o confisco de bens dos condôminos para saldar as dívidas com os trabalhadores. Por isso, a recomendação é promover uma organização prévia e ajuste nas contas para provisionar os recursos e evitar sufoco.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou a lei que torna obrigatória a instalação de hidrômetros individuais em condomínios verticais. A medida vale apenas para condomínios a serem construídos a partir de agora.

Síndico mata morador e se suicida dentro de prédio, em Caldas Novas (GO)

No próximo dia 26/11, especialistas em Direito condominial se reunirão no campus da Unip da Marquês de São Vicente (zona Oeste de São Paulo); e no dia 30/11, acontecerá o 2º Encontro de Como Viver Bem em Condomínios. Também a revista Direcional Condomínios realizará um encontro em homenagem ao síndico, no dia 30, mas as vagas estão esgotadas.

Durante esta semana, de 22 a 26 de novembro, a Bahia sediará o maior evento de trabalhadores em edifícios e condomínios de todo o País: o Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais da categoria.

Síndicos conseguem enxugar custos, evitar reajustes e investir em obras. Economia com luz, água e funcionários são as principais mudanças.

O retorno dos moradores do apartamento atingido não foi definido. ''É uma preocupação que a família volte, mas ela tem que voltar com segurança '', contou o coordenador da Comdec, coronel Alexandre Lucas

Parceria entre associação e prefeitura busca conscientizar moradores da importância da coleta seletiva e da reciclagem

Todo condomínio tem o vizinho fofoqueiro. Também há aquele que anda de salto alto incomodando o sossego no apartamento debaixo. E o que adora ligar o som no último volume aos fins de semana.

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial caiu 8,2% em outubro deste ano com o registro de 590 ações, contra as 643 ajuizadas em setembro. É o que aponta o levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Diante da recente mudança da representatividade "patronal" dos condomínios de São Paulo (Capital), o Sindifícios, sindicato que representa os trabalhadores, divulgou nota atestando a validade da Convenção Coletiva para o biênio 2016-2017.

Plataforma estará disponível entre os dias 28/11 e 4/12, na QualiCond 2016. Inscrições são gratuitas.

Quinta, 10 Novembro 2016 00:00

Mulher cai de prédio e atinge pedestre em Copacabana

Escrito por

Uma mulher caiu de um apartamento no início da tarde desta quarta-feira, em Copacabana, Zona Sul do Rio. O prédio fica na Rua Sá Ferreira e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, na queda, ela atingiu um pedestre que passava pelo local. A mulher, ainda não identificada, morreu com o impacto.

A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou nesta terça-feira (8/11) o projeto de autoria do Executivo que obriga loteamentos, reloteamentos, condomínios fechados horizontais e verticais, edifícios residenciais e estabelecimento comerciais da cidade a terem um abrigo para acondicionamento de resíduos sólidos.

As altas temperaturas registradas nos últimos dias e a incidência de chuvas favorecem a proliferação do Aedes aegypti. A Regional do Secovi-SP em Bauru alerta aos moradores de condomínios sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Condomínio não pode ignorar os meios expressamente previstos em lei para cobrança de dívida condominial. O Superior Tribunal de Justiça considera que o Código Civil é taxativo quando estabelece sanções pecuniárias para o caso de inadimplemento de despesas condominiais. Dessa forma, não se pode proibir o devedor de usar áreas comuns ou serviços do edifício para forçá-lo a quitar seus débitos.

A cidade de São Paulo registrou 84 casos de furto de bicicleta no interior das áreas comuns de condomínios residenciais no primeiro semestre deste ano. Isso representa uma média de uma ocorrência a cada dois dias.

Trabalhador ficou preso nos cabos de sustentação do andaime. Bombeiros usaram rapel para ajudar a resgatá-lo.

O setor da construção civil é um dos segmentos com maior capacidade de impulsionar o crescimento econômico de um país e, no Brasil, é um dos que mais contribui para o aumento do PIB nacional. Porém, para seu desenvolvimento, muitos recursos naturais não renováveis são utilizados, causando um grande impacto no meio ambiente.

Muitas discussões e mitos têm surgido em torno do novo Código de Processo Civil que entrou em vigor recentemente, sobretudo, no sentido de que a nova Lei teria trazido maior celeridade e efetividade na cobrança de débitos condominiais.

O setor de construção civil no Brasil vive uma intensa batalha para se tornar mais sustentável, tanto ambiental quanto economicamente.

Consumo de energia pode subir 50%, além de outros gastos extras.

Depois de ter as chaves nas mãos, é hora de desfrutar de tudo que os espaços comuns dos condomínios do "Minha casa, minha vida" oferecem. Aí, as regras da boa convivência se fazem necessárias. Como o nome já diz, são áreas compartilhadas, ou seja, que todos os moradores têm o direito de usar. E, mesmo na hora das festas, as normas devem ser respeitadas.