Notícias

Texto do Código Civil em vigor atualmente autoriza cobrança de juros moratórios superiores a 1% ao mês, mas não estipula limite máximo para a taxa.

O juiz Cristiano Miranda de Santana, da Justiça Federal da 1ª Região, acolheu parcialmente ação civil pública protocolada pela OAB-DF e o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal contra duas empresas que exerciam ilegalmente a advocacia na administração de condomínios.

Os trabalhadores em edifícios e condomínios formam realmente uma categoria especial; as palavras zelar, cuidar, guardar e se importar estão embutidas em suas funções, dentro dos locais onde atuam e, ainda, fora deles.

Índice medido pela AABIC chegou a 2,76% em agosto, menor taxa já apurada para o mês desde a criação da série histórica há 16 anos.

Qualidade do ar respirado, filtragem de poluentes do ar, conforto térmico, bem-estar e controle de doenças respiratórias são algumas das características benéficas do uso do ar-condicionado. Mas, de quem é a decisão se ele deve permanecer ligado ou desligado em ambientes comerciais?

Sociedades empresariais sem possibilidade de registro na OAB, como imobiliárias e administradoras de bens e condomínios, não podem prestar ou ofertar serviços de advocacia, nem contratar advogados para prestar serviços advocatícios para seus clientes.

Evento abordará temas como prevenção à violência doméstica em condomínios, sucessão familiar nos negócios, tecnologia e o cliente digital, além dos impactos da Covid-19 na saúde mental dos funcionários. Encontro acontecerá de forma digital nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30.

Confira orientações da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) para a higienização destes equipamentos.

Com Academia AABIC, entidade oferecerá cursos à distância para associados de São Paulo e ampliará alcance a outros estados. Aula magna ministrada pelo professor e filósofo Clóvis de Barros Filho marcará inauguração da plataforma.

Análise e compreensão das diretrizes da NBR 5674 e NBR 14037, voltadas para a manutenção dos condomínios, reforçam a importância do curso.

Terça, 01 Setembro 2020 00:00

Advogados lançam obra para área condominial

Escrito por

Livro "Direito Condominial Contemporâneo" será lançado em setembro, nas versões impressa e e-book. A obra foi organizada pelas advogadas da área de condomínios, Amanda Lobão Torres e Suse Paula Duarte Cruz Kleiber.

Prorrogação da vigência não foi aprovada no Senado, em votação no último dia 27 de agosto.

O evento reunirá grandes speakers para debater o futuro do mercado.

Levantamento divulgado no último dia 22 de agosto pelo Portal G1 em São Paulo, realizado pelos jornalistas Tahiane Stochero e Glauco Araújo, indica aumento de 143% nos registros feitos pelos paulistanos por perturbação do trabalho e do sossego entre os meses de março e julho de 2020, junto às delegacias de polícia da Capital e pela internet.

Experiência acontece em Campinas (SP) e promete revolucionar entregas.

O evento será gratuito e trará palestra da Profa. Rosely Schwartz sobre a "Humanização e as boas condutas para a gestão de condomínios", no dia 09/09, das 18h15 às 18h55. O tema geral do Encoad versa sobre a "Humanização do trabalho".

"Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional" da FECAP tem aulas on-line, ao vivo, para todo o Brasil e é ministrado pela Profa. Rosely Schwartz.

Quarta, 05 Agosto 2020 00:00

23º Exposec é adiada para 2021

Escrito por

Os organizadores da Exposec 2020 divulgaram comunicado informando o adiamento da 23ª edição da feira para os dias 8 a 10 de junho do próximo ano.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional indica os procedimentos de limpeza e desinfecção adequados para garantir a proteção de moradores, funcionários e frequentadores.

Proposta de nova forma de reajuste de taxa condominial procura conferir precisão ao índice de reajuste e melhorar o planejamento financeiro.

Confira as dicas do Seciesp (Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo) e da Abeel (Associação Brasileira das Empresas de Elevadores).

Entidade cria projeto exclusivo para ampliar capacitação e representatividade das pessoas que exercem a função.

Em evento on-line na próxima quarta-feira, 29/7/2020, será lançada a publicação e realizada palestras com especialistas da área. Publicação será disponibilizada para download gratuito no Portal Secovi.

Síndicos, administradoras e prestadores de serviços vêm atuando conjuntamente para definir protocolos de atendimento e de retomada gradual das atividades nas áreas comuns dos condomínios. Nos prédios comerciais, esse gerenciamento é mais complexo, porque envolve o trânsito contínuo de visitantes e a oferta de serviços como cafés, alimentação e estacionamento, entre outros, afirma o síndico profissional Nilton Savieto. A seguir, ele apresenta medidas que vêm implantando para a reabertura ou retomada de um fluxo maior de movimentação nos condomínios comerciais.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu não votar a Medida Provisória (MP) 927/2020, que altera regras trabalhistas durante a pandemia do novo Coronavírus (covid-19).

Levantamento da CMI/Secovi-MG aponta redução do índice nos últimos dois meses.

Com mais pessoas em seus lares, é inevitável a percepção de pequenas coisas no nosso dia a dia que não nos dávamos conta antes da pandemia. O filho do vizinho que brinca arrastando as cadeiras, o outro jogando bola dentro do apartamento, o vizinho que precisa se manter em forma e adaptou o apartamento como uma mini academia etc.

Com a retomada parcial das atividades econômicas, o cuidado precisa ser redobrado em locais de grande circulação de pessoas.

O síndico nada mais é que o representante máximo eleito dentro de um condomínio a fim de representá-lo, tendo, por sua vez, diversas atribuições e responsabilidades legais, algumas desconhecidas de seus destinatários.

Índice medido pela Associação em relação aos aluguéis fica em 2,02%, muito próximo ao percentual de 2,01% registrado no mesmo período de 2019. Já nos condomínios, o Índice de Mora e Inadimplência foi de 2,97% nos seis primeiros meses de 2020, ante 2,90% no 1º semestre do ano passado.

Em sessão remota realizada na quarta-feira, dia 8/07/2020, o Senado aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 2.510/2020, que obriga moradores e síndicos de condomínios a informarem casos de violência doméstica às autoridades competentes. O projeto, aprovado em votação simbólica, será encaminhado à Câmara dos Deputados.

Publicação traz dicas práticas sobre as medidas que os gestores condominiais podem e devem tomar para evitar a Covid-19.

A segurança é uma premissa básica para qualquer ambiente. No que tange aos condomínios, estamos falando de uma visão global da garantida de proteção, tanto do patrimônio, quanto dos condôminos, colaboradores e convidados. Com o aumento da violência e a crescente sensação de insegurança, é fundamental repensar a metodologia que está sendo aplicada atualmente.

Portal do Governo do Estado de São Paulo diz, no canal "Tire suas Dúvidas", que a Vigilância Sanitária deverá multar o condomínio por cada pessoa flagrada sem máscara "nos espaços de uso comum".

Entidade abrirá vagas para associação de síndicos, oferecendo acesso a materiais exclusivos e a um comitê de representatividade.

Ações são determinadas pelos Ministérios da Saúde e da Economia. Anexo 1 da Portaria (disponível para download ao final desta página) traz regras para serem adotadas no ambiente de trabalho, como o uso de EPI e medidas propostas para quando não for possível distanciamento maior que um metro entre uma pessoa e outra (por exemplo, a instalação de divisórias impermeáveis), entre outras.