Notícias

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o número de casos de sarampo no Estado chegou a 3.591 na quarta-feira, dia 11/09/2019. A doença é altamente contagiosa e pode matar.

Prova técnica constatou valor excessivo na contratação de serviço de instalação de grelhas ao redor de 17 árvores.

Em decisão tomada em agosto passado, 3ª turma do STJ acatou voto de relatora e derrubou negativa anterior da Justiça do RS.

A 26ª Higiexpo, maior feira da América Latina do segmento de limpeza profissional, realizada em São Paulo (Capital) entre os dias 21 e 22 de agosto, recebeu também o Fórum de Inovação Condominial, que debateu inovação, networking, mercado, transparência e ética neste segmento.

CCJ do Senado aprovou propostas que podem dinamizar rotina condominial e teor segue para análise da Câmara Federal.

Você, síndico de condomínio, sabe se os moradores tomam os devidos cuidados no uso e manutenção dos equipamentos de gás? Qual a responsabilidade do síndico caso um acidente ocorra nessas instalações?

Segundo a AABIC, que faz a medição dos índices, a queda foi proporcionada por um maior controle dos gastos condominiais realizado pelas administradoras. O índice consolidado do primeiro semestre de 2019 é de 2,9%, o menor registrado desde 2004, quando a entidade começou a fazer o levantamento.

Entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2019, especialistas reunirão síndicos, administradores e gerentes de condomínio para aprofundamento dos assuntos que envolvem a sua administração. As aulas acontecerão entre 9h e 12h.

Com mais de 14 mil visitantes e 120 expositores, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, realizada em São Paulo (SP) em agosto de 2019, bateu recorde de público e de número de expositores.

No evento, o Ibape-SP atualizou a cartilha "Inspeção Predial - Prevenção e Combate a Incêndio". Seminário realizado em São Paulo teve a parceria do Corpo de Bombeiros do Estado, do FUNDABOM e do Crea-SP. Palestrantes falaram sobre os principais itens da nova legislação estadual e sobre a fiscalização nas edificações.

No evento, gratuito, a professora falará sobre o trabalho das administradoras de condomínio.

No dia 9 de julho de 2019, o governo anunciou que irá substituir o sistema eSocial, criado para reunir dados trabalhistas, fiscais e previdenciários de trabalhadores. O secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que a plataforma será substituída, a partir de janeiro de 2020, por outros dois outros sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência.

O advogado e consultor Cristiano De Souza Oliveira, colunista da Direcional Condomínios, é um dos organizadores e docentes do workshop “Assembleia Condominial”, que acontecerá em São Paulo (Capital), entre os dias 17 e 28 de setembro de 2019.

O consultor da área de riscos em condomínios, Carlos Alberto dos Santos, tem ministrado treinamentos para síndicos, gerentes prediais, zeladores, funcionários da manutenção e demais profissionais envolvidos com a gestão operacional dos condomínios.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei (PL) 548/2019, que permite o uso do voto eletrônico nas assembleias de condomínios. Matéria deverá ser remetida para discussão e votada na Câmara dos Deputados.

Com a proposta de disseminar a cultura da mobilidade elétrica no país, Feira de Exposições e Congresso trarão grade de conteúdo, atrações para o público e novidades em veículos, infraestrutura e baterias. Um dos temas em debate será a infraestrutura de recarga nos condomínios.

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, entre 13h e 18h, haverá um fórum de palestras voltadas aos síndicos e demais representantes da área condominial, com sessões de networking com o mercado.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está com um projeto que prevê a realização de feiras literárias em condomínios, nas principais regiões da cidade de São Paulo.

Ao menos oito pessoas morreram no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento do Seciesp, sindicato que representa empresas do setor em São Paulo.

No meio do ano é sempre a mesma coisa: terminam as aulas, o lazer ocupa os dias dos estudantes, e começam as preocupações dos pais e responsáveis, dentro e fora de casa (e apartamentos).

Número de acidentes em áreas de recreação dos condomínios cresce nas férias e o Ibape-SP separou dicas de prevenção para evitar acidentes.

Nova cartilha de prevenção foi feita em parceria com o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo.

O engenheiro civil Marcus Vinicius Fernandes Grossi e a arquiteta Fernanda Craveiro Cunha, ambos professores e com mestrado em suas respectivas áreas, irão ministrar curso presencial em São Paulo (Capital) e online, pela internet.

No caso de residências, o próprio morador pode fazer o serviço, mas deve estar atento à segurança; mas para condomínios e edificações com reservatórios de grande porte, a recomendação é contratar empresa especializada.

O aplicativo da Direcional Condomínios já está disponível para celulares com sistema Android e poderá ser baixado através de lojas virtuais como a Play Store.

Voltado para síndicos, entre outros, o workshop ocorrerá no próximo dia 25/06, na Praça da Sé, centro da Capital Paulista. As vagas são limitadas.

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) lança, no dia 17 de junho, às 14 horas, na Rua Genebra, 25 - Bela Vista, em São Paulo, mais uma publicação do projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento".

Foco principal da união é criar mais sinergia em busca de maior competitividade e rentabilidade.

Aulas vão preparar participantes para atender crescente demanda dos condomínios por síndicos mais preparados e versáteis. Curso terá início das aulas no dia 27 de junho, em São Paulo, e receberá inscrições até 7 de junho com vagas limitadas.

Ação movida pelo escritório Liserre e Najjar, representando demais condôminos do edifício, conquistou sentença favorável à expulsão na 16ª Vara Cível do Foro Central da Capital do Estado de São Paulo.

Programa é da Secretaria Municipal de Cultura e ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019.

Cerca de 25 mil câmeras de prédios da Capital poderão integrar sistema de monitoramento da polícia pelo programa City Câmeras. Adesão de 10% dos condomínios ligados à AABIC fará a cidade superar referências como Londres, Tóquio e Nova York.

Ciclo de Palestras em SP irá abordar inovação em condomínios, dia 28/5 (terça-feira), na sede do Secovi-SP.

Um projeto de lei pode regulamentar a locação de imóveis residenciais por temporada feita através de aplicativos, como o Airbnb. O PL 2.474/2019, do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), altera a Lei das Locações (lei 8.245, de 1991) adicionando um artigo para explicitar que esta prática só será permitida se houver consentimento dos condôminos.

O decreto é válido para todo o Estado de São Paulo e a multa para o condomínio que descumprir as normas de segurança dos sistemas de prevenção e combate a incêndio pode chegar a R$ 265 mil.

Um grupo de advogados especialistas em questões condominiais irá promover na primeira semana do próximo mês de junho, entre os dias 3 e 6, em São Paulo, Capital, o Curso Avançado de Administração Condominial.