A portaria representa um dos setores mais estratégicos do condomínio. E o profissional que assume a titularidade do posto carrega uma imensa responsabilidade quanto à segurança de todos os que transitam diariamente pelo prédio. Além de ser uma memória viva dos perfis e rotinas dos condôminos, o porteiro precisa estar com o olhar sempre atento ao que acontece do lado de fora.
O porteiro Oseildo da Silva Nascimento (à esq. na imagem) e o gerente predial Juliano Marinho
Perspicácia, gentileza, disciplina, discrição e inteligência são qualidades indispensáveis a um porteiro, enumera o gerente predial Juliano Marinho, que destacou um quadro terceirizado para ilustrar essa pequena homenagem da Direcional Condomínios a todos os seus colegas. É Oseildo da Silva Nascimento, de 32 anos, que cumpre escala de 12 horas trabalhadas por 36 de folga, assumindo o turno das 18h em um condomínio de 78 unidades, localizado na Bela Vista, em São Paulo.
Ex-cabo do Exército, natural de Tamandaré, Pernambuco, com Ensino Médio completo, Oseildo chegou à Capital paulista em 2018, em busca de novas oportunidades. Ele pediu baixa da carreira militar e pretende buscar uma formação na área da saúde. Mas o seu perfil se encaixou bem na portaria, observa o gerente predial. “Gostei de sua postura e da forma de se comunicar.” Juliano sabe do que está falando, pois começou a sua carreira justamente ocupando um posto na portaria do condomínio que agora gerencia.
Juliano observa que dispõe de um quadro de profissionais fidelizados (de 3 a 4 anos de trabalho no prédio), o que considera “importantíssimo” para o controle de acesso. Nesse sentido, além de Oseildo, ele faz questão de deixar os nomes dos demais integrantes da equipe: Caíque Mota do Amaral e Silva, Ezequiel Valério da Silva e José Carlos Xavier.
Matéria publicada na edição – 268 – jun/2021 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.