Com mais de 14 mil visitantes e 120 expositores, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, realizada em São Paulo (SP) em agosto de 2019, bateu recorde de público e de número de expositores.
Foto André Martins
A Higiexpo 2019, realizada de 20 a 22 de agosto, no São Paulo Expo, na Capital Paulista, teve recorde de público, com mais de 14 mil pessoas. Os visitantes tiveram a oportunidade única de conhecer todas as novidades e inovações num só ambiente, ter acesso a condições comerciais diferenciadas que os expositores levaram ao evento e ampliar seus conhecimentos e networking. Além de recorde de público, o evento teve aumento no número de expositores, com 120 empresas participantes.
Realizada a cada dois anos pela Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), a feira acaba de completar 26 edições, promovendo a geração de negócios e oportunidades para quem atua neste mercado e é usuário da limpeza profissional. Outra novidade deste ano foi o local da feira, o São Paulo Expo, um espaço moderno e agradável.
Os expositores dividiram-se entre fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos, químicos, descartáveis e uniformes, além de prestadores de serviços especializados, ou seja, toda a cadeia produtiva da limpeza profissional.
Em paralelo, aconteceu o 27º Congresso Educacional Higicon – Issa. Com o tema “Limpeza Profissional: conectando pessoas num mesmo propósito” teve a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Também o segmento condominial esteve representado pelo Fórum de Inovação Condominial em SP.
Durante a cerimônia de abertura da Higiexpo 2019, o presidente da Abralimp, Paulo Peres reforçou a importância e representatividade do segmento. “A atividade da limpeza profissional emprega mais de 760 mil trabalhadores no Brasil e movimenta anualmente R$ 18 bilhões. Se considerado o segmento de multisserviços, são mais de 1,3 milhão de pessoas empregadas”.
“As pessoas necessitam de ambientes limpos para ter saúde e produzir. Portanto, a limpeza passou a ser um ativo mais valorizado em aspectos diversos, tais como a geração de empregos, formação e capacitação de mão de obra, investimentos em tecnologia e inovação e aumento de produtividade e eficiência”, complementa ele.
A cerimônia também contou com a presença de Adonai Arruda, presidente da World Federation; João Diniz, presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse); Renato Fortuna, presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac); Moacyr Malvino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco); Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-SP); Toni D’Andrea, representante da Associação das Indústrias de Limpeza da Itália (Afidamp); David Drake, vice-presidente executivo da Abralimp; e Romilton dos Santos, diretor da Higiexpo.
Entre as principais atrações da Higiexpo 2019 estiveram a Área do Conhecimento, com palestras gratuitas aos visitantes; o Congresso Educacional Higicon-ISSA, que trouxe conteúdos relevantes e uma excelente oportunidade de networking para os participantes, o Lounge Inovação, que apresentou uma seleção das principais inovações dos expositores, e os eventos simultâneos das entidades parceiras.
A Abralimp também aproveitou a ocasião para lançar a segunda edição do Tempos Padrão, importante parâmetro de eficiência e melhores práticas para o mercado, e a quarta edição do Manual de Processos – Gerenciamento de Higiene e Limpeza em Ambientes Internos e Externos, que conta com 71 procedimentos de limpeza.
A Higiexpo 2019 contou com o patrocínio de Alfa Tennant, Nilfisk, Unilever Pro, PowerCleaning e Riccel.