9 de Junho, Dia do Porteiro

Profissionais destacam responsabilidade e “paciência”.

Jânio de Souza Araújo

Ex-funcionário terceirizado da portaria do Condomínio You Jardim Saúde Mirante, Jânio de Souza Araújo (foto) assumiu o posto de zelador do prédio em 2018, como funcionário orgânico. Mas ele ainda cobre os horários de refeição dos três porteiros terceirizados e orienta o serviço de cada um deles. Antes de trabalhar em condomínio, atuou na portaria de uma transportadora em São Paulo. O que muda em um prédio, especialmente no residencial, é a responsabilidade deste profissional em fazer o controle de acesso, cumprindo com regras que muitas vezes incomodam os moradores, mas que são essenciais para a sua segurança, observa. Por isso, a paciência e a educação são dois dos atributos essenciais para o exercício da função, afirma.

Porteiro e Zeladora

No caso do Condomínio Central Park Jabaquara, com 136 unidades, toda equipe é própria, incluindo o porteiro Carlos Antonio C. Costa e a zeladora Daniele Cristina Gomes (foto). O curioso é que Daniele começou no prédio como porteira e hoje administra uma equipe de cinco funcionários, dos quais uma mulher recémpromovida da limpeza. “A portaria é uma profissão que deveria ser mais valorizada e mais bem remunerada, diante da responsabilidade destes funcionários”, defende Daniele. E não é só pela responsabilidade na segurança contra invasões, mas também pela necessidade de administrar entradas e saídas simultâneas de pedestres e veículos, atender interfones e controlar demais equipamentos de comunicação. “O porteiro precisa ter agilidade, pensar rápido, porque se piscar o olho, corre o risco de fechar o portão da garagem em cima do carro do morador”, completa Carlos Antonio.


Matéria publicada na edição – 246 – junho/2019 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing