Nos acostumamos com o uso dos aparelhos celulares e às constantes atualizações desse meio. Dessa vez, estamos vibrando com a chegada do 5G, que representa um salto em tecnologia muito superior ao que já vimos. Poderemos usufruir da internet como nunca, havendo até possibilidades de se fazer cirurgias a distância.
O que o 5G tem a ver com nossos condomínios? Muita coisa, como obter receita extra em momento de restrições financeiras. Segundo a Conexis Brasil Digital, o número de antenas deve ser superado em 5 a 10 vezes o atual, o que significa a instalação de até 1 milhão de novas antenas. Abre-se enorme demanda de locação. Como são menores, podem ser colocadas no topo dos edifícios, na fachada ou em áreas comuns. Vale consultar informações da cartilha Fique antenado! (https://conexis.org.br).
Antes de garimpar oportunidades que possam surgir, saibam que existem alguns cuidados a serem tomados, como observa a advogada Lidiane Genske, especializada em direito condominial.
- A instalação das antenas precisa ser aprovada em assembleia e o quórum viável é de 2/3 do total de condôminos;
- Na mesma assembleia deve-se definir se a receita irá para o condomínio ou para os proprietários das unidades;
- O contrato deve trazer segurança jurídica, atendendo aos critérios da lei de locação. Analise bem a concessionária que fará a instalação e locação, porque pode ser uma empresa terceirizada pela operadora de telefonia.
Matéria publicada na edição – 279 – jun/2022 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.