Dois modelos de gestão: como individualizar a leitura do consumo d’água?

O mercado disponibiliza aos condomínios dois principais modelos de individualização da leitura do consumo d’água nos condomínios:

1) O sistema de autogestão ou “individualização privada”;

2) O padrão ProaAcqua (Sabesp), para o qual é necessário que o medidor fique externo ao apartamento, no shaft do hall dos andares. Novas edificações deverão oferecer infraestrutura para essa opção a partir deste ano, conforme a Lei Federal 13.312/2016.

Em artigo publicado no site da Direcional Condomínios, o engenheiro civil Renato Luiz Moreira explica que na autogestão “o condomínio compra um sistema [medidores] de uma empresa de serviços, que também realiza a leitura”. “Nesse caso, o rateio é feito internamente inserido no boleto do condomínio. Algumas destas empresas enviam um demonstrativo de consumo.” No artigo, Renato Moreira descreve como funciona a operação, leitura e cobrança deste modelo, além das obrigações da contratada, do condomínio e o que fazer em caso de falhas técnicas (Leia em www.direcionalcondominios. com.br, na parte de colunistas).

Já para o Mozaik Vila Sônia, o especialista estudou a infraestrutura do prédio para que pudesse elaborar e padronizar os escopos a serem apresentados ao mercado em ambos os sistemas. Para a individualização no padrão ProAcqua, Renato especificou e dimensionou o tipo de hidrômetro que atenderia às exigências da Sabesp, com “uma qualidade de medição superior”, mediante uma “menor intervenção e menor custo de implantação”. Ele observou ainda “se a infraestrutura presente na edificação permitia a instalação de qualquer tecnologia existente”, de forma que o condomínio tivesse mais opções de compra e concorrência, “beneficiando a negociação”.

Já para o modelo de autogestão, “foi dimensionado um hidrômetro que atendesse à qualidade de medição e não somente o menor preço”. Segundo ele, “como o Mozaik possui hidrômetro em shaft externo, foi possível estabelecer um padrão de equipamentos e serviços”, além de equalizar as propostas levadas à assembleia.


Matéria publicada na edição – 265 – mar/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing