Nova agenda socioambiental em condomínio: Vivência com animais silvestres e domésticos

Atividades monitoradas com animais domésticos e silvestres foram promovidas em dois condomínios pelo síndico e educador físico Silvio Sipliano durante as últimas férias de julho. Laís Caccia, bióloga responsável pela experiência, destaca que o contato da garotada com a diversidade de espécies, notadamente as silvestres, promove bem-estar físico e emocional.

Animais Silvestres

Com animais legalizados junto ao Ibama, a bióloga Laís Caccia apresenta a jiboia arco-íris do cerrado (Epicrates crassus). Na imagem ao lado, a coruja Suindara (Tyto furcata)

“As crianças podem tocar os bichinhos. O objetivo do trabalho é proporcionar o contato com a natureza. Só de visualizar, já há um vínculo, porém, se a criança passar a mão, sentir a pena da coruja, o pelo do coelho, o impacto é nitidamente maior, pois o toque e o carinho liberam serotonina e dispara o neurotransmissor da alegria”, exemplifica. “Cada animal desperta uma sensação diferente, coruja, por exemplo, provoca encantamento, sabedoria e mistério. Além de auxiliar em terapias com crianças do espectro autista”, acrescenta.

A jiboia, por sua vez, desperta, num primeiro momento, “receio e aflição, pois aprendemos a temer esse animal”. “Por isso ela nos ajuda trabalhar o preconceito, precisamos superá- lo para conseguirmos tocá-la. A jiboia não é venenosa, na natureza ela mata a presa por estrangulamento. Mas o nosso exemplar é pequeno, alimentado por ratos congelados, ou seja, ela está condicionada a ter contato com ser humano e não se sente ameaçada, portanto, não oferece perigo. Na experiência, as pessoas acabam amando a cobra”, observa Laís.

E o que Laís recomenda aos condôminos que queiram abrigar esses animais? “Qualquer pessoa pode criar um, desde que adquira de um criatório autorizado e legalizado junto ao Ibama. No entanto, não recomendo a posse de animais silvestres porque eles demandam um manejo bem diferenciado, a coruja precisa de viveiro grande, lugar para voar, contato com o sol, a chuva e o vento, é carnívora, come ratos, precisaria ter ratos congelados em casa etc.”, enumera a bióloga.

Sua atividade é regulamentada junto ao Conselho Regional de Biologia, a origem dos animais é legalizada e a bióloga emite Anotação de Responsabilidade Técnica e Ambiental sobre as atividades educativas. A vivência é previamente organizada e exige um número delimitado de pessoas, para proteção dos próprios animais.


Matéria publicada na edição – 272 – out/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing