No condomínio, “se pegar pessoal despreparado, a casa cai”

Com mais de 20 anos de trabalho no segmento, José Elias de Godoy, Tenente-Coronel da Reserva da PM de São Paulo, afirma que pelo menos dois condomínios têm sido invadidos a cada semana em São Paulo (Capital) por jovens e adolescentes.

Auditor Ivo Cairrão

O especialista em segurança de condomínios, José Elias de Godoy

“Os arrastões estão em baixa, deram lugar aos assaltos pontuais. A molecada consegue ainda ludibriar o porteiro, chega bem vestida, fala que é amiga de amigos, pois é fácil hoje saber, pela internet, quem mora no condomínio. E se pegar um pessoal despreparado, a casa cai”, avalia o especialista, autor de livros na área.

A seguir, um balanço do consultor sobre a atual condição de segurança dos prédios, em entrevista à revista Direcional Condomínios.

Baixa prevenção

“As pessoas vão para o condomínio em busca de segurança, mas ainda prevalece a cultura de se dar uma resposta [melhorando o sistema no prédio] depois do acontecimento e não de maneira preventiva.”

Portaria, tecnologia & mudanças

“Há essa tendência de que seja uma espécie de central de operações. Mas é obrigatório o treinamento para que o colaborador saiba o que fazer ao soar um alarme, que medida de contingenciamento deverá ser tomada.

Com a tecnologia, hoje se consegue monitorar e tomar providências por celular, fazer algum tipo de socorro. Há aplicativos novos que facilitam o controle de acesso, o morador tem o app no celular para a liberação das visitas, independentemente de haver ou não porteiro no condomínio. A pessoa chega com um QR Code no celular e tem o acesso liberado ao passá-lo no leitor do prédio. Isso ajuda bastante, a tendência é a do dispositivo crescer e somar com a atividade do porteiro. Chaveirinho começa a ser coisa do passado. São atalhos bastante interessantes que vão favorecer a vida de todo mundo.”

Portaria virtual

“O ideal é que seja implantada em condomínios com 40 a 50 unidades, no máximo 60. Acima disso, o desafio não está na segurança, mas na parte operacional, pode haver gargalo no atendimento em horários de maior fluxo.”

Matéria publicada na edição – 249 – setembro/2019 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing