Confira, abaixo, orientação deixada por Ernesto Brezzi, diretor da Câmara Setorial de Prestadores de Serviços da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).
– Janelas e beirais:
A limpeza nas janelas pode ser de conservação ou profunda, variando conforme a sujidade e sua impregnação. Deve ser realizada com detergente tipo “limpa vidros” nas janelas, e com detergente neutro nos beirais. Existem, também, acessórios exclusivos para o uso profissional, como o Kit Limpa Vidros para janelas, e panos específicos para limpeza de beiral.
– Hall social e de serviços:
A periodicidade de limpeza no hall é diária quando se trata de conservação. Uma limpeza mais profunda deve ser feita conforme a quantidade de sujeira no local e, para higienizar esse ambiente, recomenda-se a utilização de detergentes neutros;
– Escadarias:
A limpeza de conservação nas escadarias dos condomínios deve ser feita com detergente neutro e varia conforme o tráfego e o tipo de sujeira que ali está. Pode ser diária se houver necessidade, como por exemplo, quando há derramamento de chorume na retirada do lixo;
– Academia:
A limpeza da academia é feita com detergente neutro e realizada todos os dias. Já para desinfetar os aparelhos de uso comum dos moradores e, assim evitar a contaminação pelo suor, por exemplo, é recomendada a utilização de desinfetantes neutros. Dessa forma, a superfície dos aparelhos não será danificada;.
– Salão de festas:
A limpeza deste ambiente deve ser feita com detergente neutro e em dois períodos: na véspera de sua utilização, para preparar o ambiente, e após o uso, para remoção da sujidade. No caso de uma possível impregnação de gordura em superfícies e paredes do salão de festas, o detergente neutro, por ser desengordurante, é o mais indicado na limpeza. Porém, nas superfícies em que a gordura é difícil de ser removida, o detergente alcalino de uso profissional pode ser a solução;
– Saunas:
A limpeza neste ambiente é diária e feita com detergente neutro. Antes do uso para preparo do ambiente e após para a remoção da sujidade.
Banheiros:
Esses ambientes são higienizados e desinfetados com detergentes e desinfetantes neutros diariamente. Dependendo do fluxo de uso, a limpeza deve ser feita mais de uma vez por dia.
Matéria complementar da edição – 184 de out/2013 da Revista Direcional Condomínios