Como aplicar a coleta seletiva nos condomínios

O meio-ambiente também deve ser uma preocupação da equipe de zeladoria dos condomínios.

Atualmente muitos resíduos podem ter destinação específica e não serem mais descartados no lixo. O mais comum é termos a implantação de lixeiras para papéis, vidros, metais e plásticos. Mas também existem empresas interessadas no óleo de cozinha e, mesmo o resíduo orgânico, pode ser direcionado para compostagem no local (existem países que utilizam sistemas de coleta dos resíduos orgânicos por dutos para geração de energia).

O bom funcionamento da coleta seletiva dependerá de espaço, investimento e do interesse de empresas em fazer uso do resíduo descartado.

Normalmente o resíduo reciclável deverá ser separado do lixo por meio de lixeiras coloridas ou sacos plásticos de cores diferentes.  Geralmente o azul é utilizado para papel, o verde para vidros, o amarelo para metais, o vermelho para plásticos e o preto para o lixo que será descartado.

Definida a separação, o condomínio deverá adotar, em conjunto com os moradores, qual a melhor forma de descarte: lixeira grande de uso comum, ou lixeiras individuais em cada apartamento. Há, também, empresas que prestam consultoria para o condomínio implantar um programa de reciclagem.

O espaço que receberá os reciclados deve ser ventilado e não pode conter muitas lâmpadas, já que esses materiais são inflamáveis. É importante que o local de descarte seja de fácil acesso para quem deposita o lixo e também para quem os recolhe.

Óleo de cozinha

Alguns resíduos carecem de um cuidado especial. É o caso do óleo de cozinha, das pilhas e das lâmpadas fluorescentes, que contêm materiais altamente contaminantes. O mais aconselhado a fazer para descartá-los é armazenar individualmente cada um deles e levá-los até um ponto comercial que se comprometa com a reciclagem desse tipo de material. No caso do óleo de cozinha, o próprio condomínio pode guardar o fluído utilizado em um grande recipiente. Basta comprar, apenas uma vez, uma bomba e um funil e, na hora do descarte, ligar para uma cooperativa que retire esse material e dê a ele a destinação correta.

Se cada um fizer a sua parte, a sociedade e as futuras gerações serão beneficiadas.

Paulo Peres é diretor da UniAbralimp – Unidade de Formação Profissional pertencente à Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).
Mais informações: info@abralimp.org.br.

Matéria complementar da edição – 184 de out/2013 da Revista Direcional Condomínios

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing