Elevadores – Reformar é modernizar

Você já parou para pensar na mudança estética que os elevadores sofreram ao longo do tempo? As antigas cabines de madeira transformaram-se em locais onde se pode encontrar modernidade, tecnologia e beleza. Geralmente, as reformas das cabines incluem as paredes, pisos, tetos e botoeiras. Aço inoxidável, fórmica e folheado de madeira são os tipos de materiais mais comuns utilizados no revestimento dos elevadores. Botoeiras com indicadores digitais e botões que acendem na cor azul – substituindo o tradicional vermelho – e telas de LCD também oferecem ao ambiente um ar de sofisticação.

O diretor do Seciesp (Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo), Robert Bilton, afirma que o design de um elevador valoriza o imóvel. Segundo ele, a maioria dos prédios utiliza o aço inoxidável na mudança da imagem dos equipamentos. “O que atrai nesse material é a facilidade de aplicação, bem como durabilidade e praticidade de higienização”, conta. Além disso, ele aponta que, antes do embelezamento, deve-se observar as características do ambiente. “É indicado verificar se o prédio é residencial ou comercial e também que tipo de elevador irá receber os materiais da reforma. A capacidade da máquina também deve ser analisada, já que a cabine pode ter um aumento de peso com a aplicação de determinados materiais. Isso pode afetar o desempenho do equipamento, provocando, por exemplo, uma redução na velocidade e desnivelamento da cabine”, alerta Bilton. 

O síndico profissional Nilton Savieto concorda que é importante observar o tipo de prédio em que os serviços serão realizados. “Cada condomínio tem uma arquitetura diferente. O ideal é haver harmonia entre o elevador e o piso dos andares e do hall”, lembra. O síndico destaca que os edifícios também procuram inovar nas botoeiras. “Hoje, muitos prédios comerciais de São Paulo, por exemplo, utilizam um sistema em que a botoeira é instalada fora do elevador e a pessoa define o andar antes de entrar na máquina. A botoeira não fica dentro da cabine e isso dá um ar mais clean e moderno ao ambiente”, ressalta o síndico. 

Qualquer que seja a modernização feita, ela deve ser aprovada em assembléia. O diretor do Seciesp acrescenta que é importante sempre contar com empresas especialistas, inclusive que disponham de arquitetos para a elaboração do projeto. “Na execução destes serviços, os profissionais devem ser altamente especializados nas especificações dos materiais e, principalmente, na instalação”, comenta Bilton.

Para um serviço de embelezamento seguro, a recomendação é tomar algumas precauções antes da contratação. “A empresa deve ter um histórico de qualidade nos serviços prestados. Por isso, a recomendação é pesquisar e, se possível, visitar a empresa e conversar com os responsáveis”, avalia o diretor do Seciesp. O investimento realizado na obra compensa. “O embelezamento da cabine, além de tornar o ambiente bem mais agradável, valoriza o condomínio”, arremata.

Matéria publicada na Edição 131 dez/08 – jan/09 da Revista Direcional Condomínios.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing