Tratar o piso é sinônimo de economia para os condomínios

Apesar de não estar entre as maiores preocupações dos administradores do condomínio, a revitalização dos pisos nunca deve ser deixada de lado.

Perita de
Obras em Condomínios

Priscila Frizo Mendes, Engenheira Civil e Perita de Obras em Condomínios.

É indicado que sejam feitas consultorias mensais por engenheiros ou peritos de obras para a avaliação de todos os ambientes. O cuidado prévio pode gerar uma economia significativa aos cofres do condomínio no final do mês.

É o que diz Priscila Frizo, 43, Engenheira Civil e Perita de Obras em Condomínios há mais de 10 anos. Priscila diz que se um síndico optar pelo tratamento no piso de forma preventiva, ele poderá economizar cerca de 50% do valor que gastaria caso tivesse que fazer uma obra de reparação no mesmo local.

Uma outra maneira de aumentar a durabilidade do piso é escolhendo o tipo certo para cada ambiente. Pensando nisso, a perita de obras também deu algumas dicas para cada área comum do condomínio que precisa de um piso específico:

“Para playgrounds, o ideal é grama sintética, natural ou pisos emborrachados. Todos eles precisam de uma avaliação anual. Já para brinquedotecas e academias é recomendável pisos de borracha, o que muda é a espessura. Nas quadras e campos de futebol, os condomínios geralmente seguem um padrão de cimento, grama sintética ou natural também, mas assim como nos playgrounds, é necessário uma avaliação a cada 1 ano.”

Mas, o maior ponto de atenção da engenheira e, talvez o que os síndicos mais se preocupam, é com a piscina: “O ideal é que sejam sempre com revestimento cerâmico impermeável. É preciso ter muito cuidado com as juntas de dilatação e com os rejuntes de dentro e de fora da piscina. Por isso elas precisam ser avaliadas a cada 6 meses por um especialista. Já a área externa precisa ser antiderrapante, afinal é uma combinação água e piso. O mais indicado é colocar um pavimento mais rústico (como pedras), mas tem alguns lugares que estão substituindo por um revestimento semelhante a uma pedra. Isso, com o tempo, passa a ser um risco.”


Matéria publicada na edição – 273 – nov/2021 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing