Salão de festas renovados ampliam uso da área comum e valorizam condomínios

A demanda pela modernização do salão de festas tem crescido, aponta a arquiteta Guiomar Leitão, defendendo que eles passem por uma espécie de retrofit, mas sempre sob aprovação da assembleia de condôminos (por um quórum de dois terços) e atendimento às normas de acessibilidade.

“O edifício que investe para tornar esse ambiente mais confortável – com TV, móveis contemporâneos, integração da ´copinha’ ao salão -, e estabelece regras para o seu uso, só tem a ganhar”, comenta Guiomar. A arquiteta refere-se aos benefícios de conforto e também à receita extra que o uso mais intenso desses espaços poderá gerar ao condomínio. Uma televisão com tela grande, exemplifica, poderá estimular reuniões para se assistir aos jogos da Copa em 2014.

“As obras valorizam o prédio”, afirma, por sua vez, André Luiz Paiva Pereira, síndico em terceiro mandato do Condomínio Edifício The Flowers. O empreendimento, com 32 apartamentos, fica no Real Parque, região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Ali, o que se buscou foi modernizar o salão concebido há 18 anos e composto por sala, cozinha e dois banheiros. “O mobiliário era antigo, muito rococó”, justifica. Sua modernização incluiu pintura e tapetes novos; troca da forração dos sofás, com revestimento que facilitasse a limpeza; e equipamentos como micro-ondas, freezer e filtro de água para a cozinha. O espaço tornou-se bastante adequado para as festas de confraternização de final de ano que André promove no condomínio desde a sua estreia como síndico.

No Condomínio Splendor Tatuapé, inaugurado há cinco anos no bairro que lhe empresta o nome, na zona Leste da cidade, a intervenção no salão, finalizada em junho último, visava proporcionar mais conforto e aconchego para os moradores dos 108 apartamentos. Entre as obras, o síndico Aroldo Trevisan destaca sua integração à churrasqueira, através de uma cobertura, o que permitirá o uso dos espaços mesmo em dias frios e chuvosos. Houve ainda a instalação de uma TV e um DVD. Aroldo comenta que a utilização do local é mais frequente nos finais de semana, para aniversários e confraternizações.

E no Condomínio Morada do Parque, no bairro Jaguaré, zona Noroeste de São Paulo, o salão de festas passou por benfeitorias para atender aos moradores de seus 320 apartamentos. Composto de recepção, cozinha, dois banheiros e dois anexos para depósito, o ambiente ganhou pintura nova, equipamentos para a cozinha, TV 3D e vedação do rodapé na parte externa, afirma a síndica Anita Bizarro. Atualmente, além de ser utilizado pelos moradores, o espaço abriga eventos fixos do condomínio (como festa junina e Dia da Criança) e, nas manhãs de segunda a sábado, recebe os serviços de uma padaria da região.

Matéria publicada na Edição 182 da Revista Direcional Condomínios.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing