Agosto Lilás: conscientização contra a violência doméstica

Violência doméstica

O mês de agosto no Brasil é marcado pela campanha Agosto Lilás, uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Esta campanha recebeu este nome em homenagem à sanção da Lei Maria da Penha, um marco legal fundamental para proteção das mulheres vítimas de violência.

A violência doméstica é uma realidade triste e alarmante, afetando milhares de mulheres em todo o país. Ela se manifesta de diversas formas, como agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais. Muitas vezes, as vítimas sofrem em silêncio, com medo das consequências de denunciar seus agressores.

Durante todo o mês de agosto, são realizadas diversas atividades e ações educativas, como palestras, rodas de conversa, eventos culturais e campanhas de mídia. Essas iniciativas têm o propósito de informar sobre os tipos de violência, os mecanismos legais de proteção disponíveis, como as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, e os canais de denúncia existentes, como o Disque 180.

Além disso, a campanha Agosto Lilás busca promover uma reflexão sobre os padrões culturais e sociais que perpetuam a violência contra as mulheres, estimulando a mudança de comportamentos e de atitudes que naturalizam ou toleram a agressão.

É fundamental que todos os cidadãos, incluindo os gestores e moradores de condomínios, se engajem nessa causa, colaborando para criar um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres em nosso país. Juntos, podemos transformar a realidade e construir uma sociedade onde a igualdade de gênero prevaleça e a violência contra a mulher seja definitivamente erradicada.

Matéria publicada na edição 303  ago/24 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autores

  • Cristiano de Souza Oliveira

    Advogado e consultor jurídico condominial há mais de 28 anos. Mediador Judicial e Privado cadastrado perante o CNJ. Integra o quadro de Câmaras de Mediação e Arbitragem no campo de Direito Condominial. É Vice-Presidente da Associação dos Advogados do Grande ABC, Membro do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios - GEAC do CRA/SP, palestrante e professor de Dir. Condominial, Mediação e Arbitragem, autor do livro "Sou Síndico, E agora? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições" (Editado pelo Grupo Direcional em 2012). Sócio-diretor do Grupo DS&S. Diretor do Instituto Educacional Encontros da Cidade – IEEC. Já foi Presidente da Comissão de Direito Administrativo da 38ª Subseção da OAB/SP – Gestão 2016-2018 / Presidente da Comissão de Direito Condominial da 38ª Subseção da OAB/SP – Gestão 2019-2021 / Ex - Membro na Comissão de Direito Condominial do Conselho Federal da OAB e da Comissão da Advocacia Condominial da OABSP –2022.

  • Maria Isabel da Silva

    Jornalista, Pedagoga, Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva. Gestora em Projetos Sociais. Mediadora pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) Professora de Diversos Cursos das Áreas Condominial e Imobiliária. Membra colaborativa da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados - OAB/SP E Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB - 38ª Subseção de SANTO ANDRÉ- SP. Fundadora e Diretora Pedagógica do Instituto Educacional Encontros da Cidade (IEEC).