Dedetização: tranquilidade e segurança

A tranquilidade e segurança do condomínio não podem ser afetadas por pragas urbanas, que causam danos, acidentes e transmitem doenças. A primavera, por ser quente e úmida, é favorável à reprodução de várias espécies, e a estação seguinte dá vez às infestações. O momento é propício para investir em ações de prevenção e controle de insetos e roedores, mas lembrando que essas práticas são delegadas a profissionais; se executadas por ‘curiosos’ podem trazer prejuízo à saúde de seres humanos durante o manuseio, e de animais domésticos e silvestres que transitem pelo condomínio, além comprometer a eficácia do procedimento.

Vice-presidente da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), o biólogo Sérgio Bocalini observa que o manejo de produtos químicos requer conhecimento e responsabilidade, portanto é fundamental que o condomínio contrate uma empresa especializada nesse serviço, e que esta atue dentro de condutas que norteiam o segmento. Essa atividade não pode ser exercida por MEI nem por pessoa física, mas sim por empresa constituída juridicamente, a qual, no estado de São Paulo, precisa de licença da Vigilância Sanitária.

A empresa tem de apresentar técnico responsável, como biólogo, farmacêutico, veterinário, engenheiro florestal, engenheiro agrônomo, químico, técnico em química ou técnico agrícola, registrado no Conselho Regional da respectiva categoria, e a própria prestadora deve estar vinculada ao mesmo órgão de seu técnico. “Para uma contratação mais segura, é interessante que tais dados sejam verificados”, sugere o biólogo. Vale questionar ainda o tipo de regime de mão de obra utilizada pela empresa, pois é crucial haver algum vínculo de trabalho entre a prestadora e os funcionários que irão atuar no condomínio – os mesmos terão de ter capacitação em NR 35 e NR 33 se forem trabalhar em altura e espaço confinado. “Avalie se a empresa demonstra ter conhecimento em medidas de segurança, em biologia e nas melhores formas de controle de pragas”, orienta Sérgio.

PRÓXIMA EDIÇÃO: GÁS

“Condomínios geram grande quantidade de lixo e as lixeiras são fundamentais para acondicionar esse volume com higiene e segurança até a data da coleta. Lixeiras de calçada, elevadas, evitam juntar resíduos no chão, o que atrai insetos.”

(Sergio Rodrigues, gestor de marketing,
Prédio New)

Matéria publicada na edição 305 out/24 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor