Clima natalino com segurança elétrica e orçamentária

Além de beleza e criatividade, a decoração natalina do condomínio deve incluirtambém segurança–tanto orçamentária, com um bom planejamento e previsão doque será gasto, como instalações elétricas cuidadosas.

Organização e planejamento são fundamentais quando se trata de decorar o condomínio para o Natal. É claro que enfeites bonitos e de qualidade contam bastante. Mas antes de gastar, é preciso planejar e pensar na segurança.

Edson Martinho, engenheiro eletricista e fundador e diretor executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), lembra que quando pensamos em decoração de Natal tratamos também de eletricidade e de riscos. “Um choque elétrico de 50 volts pode causar fibrilação cardíaca e matar uma pessoa. Para termos ideia dos riscos de choque elétrico, nossas cidades são alimentadas com 110 e 220 volts. Incêndios também podem ocorrer por sobrecarga, já que é comum a ligação de vários equipamentos, com diversos benjamins, na mesma tomada”, explica.

Para uma instalação segura, Edson recomenda, em primeiro lugar, avaliar minuciosamente os enfeites que serão aproveitados de Natais passados. Veja se os cordões de lâmpadas, geralmente guardados em quartinhos nas garagens, não foram expostos a ações de roedores ou umidade. “Verifique se não há fios descascados, com lâmpadas soltas ou com filamentos expostos, e manuseie-os com muita calma. Nunca enrole esses dispositivos em partes metálicas, como grades, postes e portões. Há risco de eles serem energizados causando choques.”

Dica importante do engenheiro: não faça gambiarras para recuperar lâmpadas led queimadas. Os leds não podem ser substituídos, então é melhor optar por adquirir um novo cordão. Prefira os cordões com mangueiras protetoras, próprias para áreas externas, que resistem ao tempo e a ação da água. Depois, atente para onde será ligada essa iluminação. “Ligar a instalação próximo a uma árvore de Natal é arriscado, já que são enfeites altamente inflamáveis. É possível assistir no Youtube vídeos com simulações de incêndios, produzidos pelo NIST (National Institute of Standards and Technology, em português Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, órgão do governo americano). Cerca de 40 segundos após o início de um incêndio originado na tomada das luzes de uma árvore de Natal, todo o ambiente pegou fogo e está cheio de fumaça”, conta Martinho.

E se a iluminação for colocada na fachada do condomínio, o cuidado deve ser redobrado. “Não devemos deixar pontos de acesso à fiação próximo às janelas das unidades, já que os moradores podem mexer. Recomendo fazer um cabo só, sem emendas.” Para peças que serão colocadas no jardim, como renas e Papai Noel, a instalação elétrica precisa estar muito bem protegida, também para não atrapalhar pedestres ou ciclistas, e com os enfeites isolados principalmente das crianças.

PLANEJAMENTO DE GASTOS

Rosely Schwartz, coordenadora e docente dos Cursos de Extensão em Administração de Condomínios e Síndico Profissional da FECAP, recomenda que gastos com itens de decoração devem estar previstos no orçamento anual. “É possível também comparar o custo de locação dos enfeites com a compra de um acervo do condomínio. Deve-se avaliar se é preferível ter um custo anual com o aluguel ou usar a decoração própria que precisa ser repetida vários anos”, pontua.

Alexandre Negrini, síndico do condomínio Portal do Morumbi, com 800 unidades e uma população estimada de 3600 moradores, nota que nem sempre é fácil aprovar verba para a decoração de Natal, já que é um investimento alto. “Temos uma área de 168 mil metros quadrados. Seria impossível decorar tudo. Por isso focamos a decoração no shopping Portal do Morumbi, que faz parte do condomínio, e também em atividades para as crianças, que acontecem no Clube”, conta Alexandre, que recomenda sempre a contratação de uma empresa acompanhada por profissional eletricista para a instalação dos enfeites. O Portal conta com mão de obra própria: na equipe de manutenção há dois engenheiros e três eletricistas qualificados. “Se o síndico optar por produtos ou instalação não certificada, está assumindo um risco grande de ser responsabilizado em um eventual incêndio ou choque elétrico”, sustenta.

Seja qual for o perfil do condomínio, Rosely Schwartz dá uma sugestão: envolver os moradores na decoração, especialmente da árvore de Natal. O síndico pode convidar os condôminos a contribuir com enfeites ou pacotes de presentes para colocar embaixo da árvore. “Claro, desde que os enfeites combinem com o estilo da árvore. Ou até mesmo um morador pode se dispor a ser o Papai Noel na festa para as crianças. Essas ações criam um ambiente de colaboração entre os condôminos”, finaliza Rosely.

DECORAÇÃO E TRADIÇÃO

Verde e vermelho são as cores clássicas do Natal. Mas sempre é possível inovar. Tons como o champagne e os dourados podem dar um toque sofisticado à decoração. Além do ouro, os enfeites podem ser em prata e cobre trazendo luxo para árvores e guirlandas. O efeito nevado nos enfeites também está em alta. Outra tendência forte é o azul e as chamadas candy colors (tonalidades clarinhas, como rosa e azul).

Quem prefere um clima rústico e mais aconchegante à decoração, pode usar e abusar de tons terrosos e elementos naturais, como galhos, flores desidratadas e as tradicionais pinhas.

E como Natal e crianças têm tudo a ver, itens lúdicos como personagens infantis, ursinhos, trenzinhos e outros brinquedos levam fantasia e diversão para a árvore, o que certamente agradará os pequenos condôminos.

Em se tratando de festas e decoração, o céu é o limite. Rosely Schwartz comenta que já soube de condomínio aonde o Papai Noel chegou de helicóptero. “Claro que essa verba tem que estar prevista. Mas sou adepta das coisas mais simples, sem exageros”, diz.

No Portal do Morumbi, o síndico Alexandre Negrini conta que tradicionalmente é montado um presépio. “Respeitamos todas as religiões, mas no Portal acontece missa todos os domingos e o presépio já é esperado por todos. Fazemos do Natal um evento para todas as famílias”, lembra. Há alguns anos houve até uma situação divertida. Uma moradora telefonou para a administração dizendo que uma imagem tinha sido furtada do presépio. A denúncia causou espanto em todos. “Então eu soube, pelo funcionário que montava o presépio, que a imagem do Menino Jesus só deve ser colocada no presépio na noite do dia 24 de dezembro”, recorda.

Matéria publicada na edição 306 nov-dez/24 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Luiza Oliva

    Jornalista com larga experiência em reportagens e edição de revistas segmentadas. Editora do site e Instagram O melhor lugar do mundo, voltado à decoração, arquitetura e design. Editora da Panamby Magazine, publicação dirigida aos moradores do bairro do Panamby, região do Morumbi, em São Paulo. Desde 2005 também atua na área da educação, com publicações especializadas e cursos para formação de professores.