Nosso adeus à Luciana Remondi idealizadora do ‘Café com Síndico’

O mercado condominial despediu-se de Luciana Remondi (1972 – 2024) em dezembro. A súbita partida, no dia de Natal, em decorrência de um câncer de mama agressivo, pegou a todos de surpresa. Mesmo agora, quase dois meses depois, um misto de emoção e incompreensão vem à tona quando se fala no assunto. Comunicativa, radiante e acolhedora são predicados que lhe caem bem e ficam na memória daqueles que acompanharam sua curta, mas não menos impactante, trajetória no segmento de eventos condominiais.

“Nossa amizade foi curta, mas intensa. Sua fala mansa, doce, mas firme dizia: gosto de construir pontes, nunca muros. Seus eventos sempre iniciavam com a palavra Gratidão, falada três vezes. Vinha do coração! Café com Síndico era muito bem organizado, com conteúdo, presença garantida de síndicos, patrocinadores e, claro, um delicioso café, paella e moda de viola. Tudo caprichado!
Tínhamos grandes planos para 2025. Onde Direcional Condomínios for, vai levar o nome Luciana Remondi. Seu legado será eterno.” Sonia Inakake – sócia diretora do Grupo Direcional.”

Nascida em Santo André e criada entre o Sul de Minas e interior de São Paulo, Luciana começou a trabalhar ainda jovem com venda de seguros, e posteriormente atuou na área comercial de grandes empresas de produtos de limpeza profissional. Na última delas, passou a se relacionar mais com os condomínios em cidades do interior. Atenta, identificou a dificuldade dos síndicos em encontrarem bons fornecedores, e sugeriu que eles se reunissem na busca por soluções, ‘e para tomar um café’, como brincou um síndico. Nascia então o evento itinerante ‘Café com Síndico’, que percorreu várias cidades do estado de São Paulo de 2021 a 2024, promovendo o encontro de síndicos e fornecedores e trazendo oportunidades de newtworking e de informações com os convidados dos painéis. “Em 2024, trabalhamos muito o empoderamento feminino, a Luciana fez questão! Quando ela levou o ‘Café’ para Ribeirão Preto, em 2022, encontrou uma resistência fora do normal na ‘cidade da bota’ por ser mulher; teve até um síndico que estava atrás ‘do dono’ para elogiar o evento e custou a aceitar a ideia de que era ‘a dona’”, relata o filho Rafael Vieira, também parceiro de Luciana na empresa de eventos, bem como seu pai, Paulo Vieira.

Sobre a empresária Luciana, Rafael resume: “A minha mãe era detalhista, criativa e visionária. Mas o sucesso do ‘Café’ se deve também ao desempenho de uma equipe de alta performance, com cerca de 30 pessoas. Porém, o mérito dela é inegável. Ela conseguiu unir os síndicos no interior paulista, que antes tinham uns aos outros apenas como concorrentes”, atesta Rafael (filho da Luciana Remondi).

Matéria publicada na edição-308-fev/25 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor