Uma constelação de síndicos de São Paulo e de várias partes do Brasil abrilhantou o Baile de Máscaras Veneziano, evento de gala ocorrido no rooftop do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, zona oeste paulistana, na noite do último sábado (cinco de abril). A ocasião marcou a entrega do Certificado Síndico 5 Estrelas para participantes aprovados em avaliação realizada em fevereiro último, e homenageou também síndicos que obtiveram suas recertificações. Em sua 11ª edição, o 5 Estrelas é um programa de qualificação de síndicos profissionais, idealizado pela Gábor e reconhecido pela Fundação Vanzolini, certificadora gerida pelos professores da USP.
A abertura oficial do evento ficou a cargo dos anfitriões Ricardo Karpat, diretor da Gábor, e de Gabriel Karpat. Em seguida, Jairo Martiniano, palestrante convidado, com maestria fez a plateia rir e refletir ao abordar o tema “Liderança Positiva: Como transformar relações em resultados”. Na sequência, Ricardo Karpat apresentou aos convidados a Gabor/IA, um ágil e completo gerenciador de atendimento. Seguiu-se então, o esperado momento da noite, quando 21 síndicos subiram ao palco, um a um, para recebimento da certificação 5 Estrelas. Também os gestores recertificados foram homenageados no palco.
Após a solenidade, momentos de muita descontração para cerca de 160 síndicos presentes, com networking e visita aos estandes de patrocinadores, como Direcional Condomínios. Na noite especial, não faltou comes e bebes da melhor qualidade. Para animar a festa, teve apresentação de escola de samba e DJ. Houve também sorteio de prêmios concedidos pelos patrocinadores, além do Concurso Melhor Máscara.
Um dos convidados, o síndico profissional José Roberto Matos, 5 Estrelas desde 2021, conversou com a Direcional Condomínios sobre a importância da certificação para o segmento: “Representa ter um profissional que se preparou, que gosta de fazer isso, e que contribui para o desenvolvimento do condomínio, que é uma associação de famílias que, muitas vezes, investiu ali quase que todo o seu capital. O fato de terem um bom síndico é uma segurança para todo mundo”, avalia. Engenheiro formado pela Poli (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, ele diz que ‘tomou pau’ na primeira tentativa de obter a certificação do programa da Gábor, e reconhece: “Eu não havia me preparado, é preciso estudar para ser aprovado”.

Demilson Guilhem:
síndicos comprometidos
com o conhecimento
Foto Isabel Ribeiro
Demilson Guilhem, síndico profissional experimente, também com formação de engenheiro (pela FAAP), comentou com a Direcional que a prova para obtenção da certificação 5 Estrelas é muito difícil e para passar tem que estudar muito. Não à toa, enche de orgulho os aprovados, como ele próprio, um dos síndicos recém-aprovados, da turma de fevereiro, que define: “Ser um síndico 5 Estrelas demonstra um profissional comprometido com o conhecimento e preparado para enfrentar os grandes desafios de uma atividade cheia de necessidades de atualização constante.”