Estação de descarte de lixo e recicláveis em condomínios, como implantar?

Durante o processo de renovação do AVCB do Condomínio Top Village, iniciado em janeiro de 2016, sabíamos que um dos maiores desafios seria a retirada dos latões de lixos das escadas dos andares, mexendo com um hábito de mais de 18 anos.

Estimular os moradores a quebrar os paradigmas era uma questão crucial para o sucesso da renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Desenvolvemos, após a primeira inspeção técnica para o AVCB, um cronograma para eliminar as pendências apontadas, onde a retirada dos latões foi colocada em destaque. Afixamos o cronograma nos quadros de aviso, para que os moradores estivessem informados sobre a evolução dos trabalhos, e fizemos atualizações mensais.

Utilizamos também os quadros eletrônicos dos elevadores para inserir mensagens sobre a importância de segregar o lixo e separar os materiais recicláveis, e também para conscientizar que cada morador era responsável pelo descarte do lixo produzido pela sua própria unidade.

Elaboramos uma cartilha que foi entregue a cada unidade, 60 dias antes da retirada dos latões de lixos das escadas, com mensagens sobre o problema do lixo, a lista dos itens recicláveis e não recicláveis, e também uma seção descrevendo o novo processo a ser seguido.

Através de muitos estudos e análises, identificamos as áreas nas garagens que seriam utilizadas para implantação das estações de descarte. A área deve ser de fácil acesso, muito bem limpa, organizada e sinalizada, assim, confeccionamos placas que pudessem ajudar os moradores a aderirem ao novo processo. Adquirimos coletores de 1000 litros: um para lixo orgânico; outro para os materiais recicláveis. Também instalamos coletores separados para: óleo de cozinha, vidro quebrado, pilhas, baterias e cartuchos de impressoras.

Como parte do processo de comunicação, 30 dias antes da retirada dos latões, afixamos um comunicado em cada andar com a data da mudança e o novo processo que deveria ser seguido: 1) Segregar o lixo dentro da unidade, acondicionando em sacolas; 2) Depositar o lixo nos coletores adequados, localizados nas garagens. Também enviamos e-mail a todos com o mesmo conteúdo informativo.

Durante o primeiro mês de implantação, um dos integrantes da equipe de limpeza foi destacado para realizar inspeção diária nos halls das escadas de cada pavimento. Uma vez identificado lixo nesses locais, o funcionário afixava um aviso/lembrete nas portas de todas as unidades do andar, lembrando os moradores da proibição de jogar lixo nos halls e, ao mesmo tempo, solicitando a cooperação para adesão ao novo processo.

(Modelo de aviso que foi afixado nas portas das unidades)

A V I S O

Identificamos o descarte de lixo no hall deste andar. Lembramos que o lixo deve ser descartado diretamente pelo morador nos coletores localizados nas garagens, bastando seguir as placas indicativas instaladas próximas à saída dos elevadores.
São 2 coletores, um para lixo comum (restos de comida, lixo de banheiro, fraldas, cascas de frutas etc.) e outro para lixo reciclável (latas, vidros, garrafas PETs, embalagens plásticas diversas, embalagens longa vida,
metais, jornais, revistas, papéis etc.).
Contamos com a colaboração de todos.

CORPO DIRETIVO TOP VILLAGE

 

A mudança de um hábito instituído há mais de 18 anos não é tarefa fácil, porém, com muita comunicação e transparência a adesão acabou se consolidando como um processo mais confortável. Importante aqui destacar que a comunicação deve ser feita também a todos os funcionários do condomínio, independentemente de que área atuem, pois os moradores podem apresentar a qualquer um deles dúvidas ou solicitações de informações ou orientações.

O AVCB do condomínio foi renovado em fevereiro de 2017.

 

Estação de descarte no Condomínio Top Village / Foto Kelly Remonti

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Kelly Remonti

    Síndica profissional graduada em Administração de Empresas, com especializações nas áreas de Finanças e Contabilidade. Possui MBA em Logística Empresarial pela FGV de Campinas. É consultora financeira/administrativa da área condominial e membro da ACVAT - Associação de Condomínios Verticais de Alphaville/Tamboré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + oito =