Incêndio nos prédios. Saiba como proteger os edifícios e orientar moradores

Na madrugada deste dia 8 de maio, em que se completou uma semana do desabamento do prédio do Largo do Paissandu, a cidade de SP voltou a registrar novo incêndio em um prédio, desta vez num condomínio residencial da Rua Haddock Lobo, esquina com a Av. Paulista.

Foto: reprodução de imagem de TV

Alertados por moradores de rua, os condôminos puderam deixar o edifício e o incêndio foi controlado sem que se alastrasse muito. E novamente a suspeita é a de que um curto-circuito com o uso inadequado de tomadas, benjamins etc. tenha iniciado o fogo.

O site da Direcional Condomínios reúne um verdadeiro guia para que os edifícios adequem suas instalações (e tenham o AVCB em ordem), bem como orientem os moradores para o uso correto das instalações. Leia em “As instalações em seu prédio estão adequadas?” uma síntese dos vários equipamentos que compõem o sistema de proteção e combate ao fogo do prédio (e, ao final do texto, demais reportagens detalham essas instalações).

Leia ainda nos artigos do Eng. Eletricista Edson Martinho orientações sobre o uso correto da rede elétrica do prédio e do apartamento. O Eng. Eletricista, diretor-executivo da Abracopel  (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade),tem feito alertas sistemáticos sobre os riscos gerados pelo uso inadequado de benjamins, extensões, carregadores de uso de celulares, entre muitos outros, além das inadequações e falta de manutenção nas edificações.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − dois =