A pandemia e o “novo” lugar para morar

Desde março deste ano a vida dos moradores de condomínios vem sofrendo grande transformação por conta da pandemia. Mudanças comportamentais vieram para ficar e a maioria dos condôminos passou a ter mais consciência dos deveres com as cotas condominiais.

Quem antes não prestava atenção nos detalhes das áreas comuns e nos funcionários percebeu a importância de pagar cota condominial mensalmente, pois as obrigações mensais são muitas e a cota representa um rateio necessário dessas despesas para que tudo funcione bem.

O condômino que cumpriu o isolamento social obrigatório passou a perceber que dentro desse mundo condominial deve haver segurança, limpeza, conforto e beleza, e tudo isso junto e misturado, em uma gestão séria e de qualidade.

Pensando nesse novo comportamento, vários condôminos se engajaram em comitês criados pelo grupo gestor para auxiliar nas decisões e resoluções de conflitos. A maioria se interessou em projetos sustentáveis, em entender o funcionamento das “coisas”, pedindo mudanças e sugerindo novos modelos de serviços que atendam a todos.

Medidas simples, porém eficazes, que fazem a diferença vão dos tapetes sanitizantes e protetores de botoeiras nos elevadores, à chegada de franquias de supermercados modernos nas áreas comuns dos condomínios, além da promoção shows ao ar livre, entre outros. Esses são alguns exemplos de ações em condomínios que ganham corpo na pandemia, tudo isso regado a muito dispenser com álcool gel e aumento dos procedimentos de higiene em conformidade com as regras de segurança mais recentes.

Temos uma nova realidade, um modelo de vida que inclui o conforto da moradia através de ações nem sempre populares, mas que síndicos e condôminos devem entender como necessárias para se garantir a harmonia entre todos.

A valorização da infraestrutura digital e o bem-estar foram, sem sombra de dúvidas, destaques entre os moradores neste período, acompanhando a evolução tecnológica que estamos vivendo. Desta forma, os síndicos e as administradoras passam a ocupar funções de extrema importância frente às mudanças que estão acontecendo no setor condominial, tendo a comunicação e integração como a chave do novo cotidiano.

O espírito de solidariedade e o engajamento na coletividade é o que vai fazer a diferença!


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − dois =