Acessibilidade em São Paulo (SP)

O que os condomínios residenciais devem fazer.

A arquiteta Guiomar Leitão, conselheira do CREA, ex-membro da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo e membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Instituto dos Arquitetos do Brasil em São Paulo (IAB/SP), realizou um levantamento exclusivo para a Direcional Condomínios acerca das leis e obrigações que recaem sobre os condomínios residenciais na cidade. Um conjunto de leis e normas obriga a que síndicos e condôminos providenciem as adaptações necessárias para assegurar a acessibilidade de suas áreas comuns, desta a arquiteta.

Segundo Guiomar, um dos casos mais emblemáticos é dado pelas rampas.  “Desde 1980, as rampas para acesso da pessoa com deficiência são exigência legal. Naquela época já se mencionava a largura de 1.20m”, aponta. Guiomar observa que a legislação foi alterada ao longo do tempo e, com o atual Código de Obras (de 1992), “incorporou as exigências da Lei Orgânica do Município de São Paulo, especialmente a garantindo acesso e uso das edificações à pessoa com deficiência”. A elas se somaram a Lei nº 11.345/1993, de adequação das edificações à pessoa portadora de deficiência.

“O Código de Obras remete ao atendimento de todas as Normas Técnicas, mas com a Lei nº 11.345/1993, a NBR 9050 (na versão de 1985) passou a integrá-lo. Essa lei foi  regulamentada pelo Decreto Municipal nº 37.649/98 e, depois, consolidada e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 45.122/04, quando passou a vigorar a versão atual da NBR 9050. Ocorre que em dezembro de 2004 foi publicado o Decreto Federal  nº 5.296/04assim  todos os condomínios construídos ou reformados são obrigados a contemplar a acessibilidade nas áreas comuns incluindo piscinas, quadras, etc., além do acesso”.

“Entendo que o necessário é fazer com que a legislação seja cumprida, não apenas nos projetos, mas nas obras e na manutenção do espaço urbano e do ambiente construído. Isso inclui a nova Lei sobre limpeza dos imóveis e manutenção do passeio, porque esse dispositivo também menciona a acessibilidade e a manutenção do passeio em toda a extensão do alinhamento”, defende Guiomar. Confira esse conjunto de leis e normas.

São Paulo, 7 de outubro de 2011

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing