Acontece em novembro o Primeiro Encontro de Combate à Violência Doméstica e Familiar em Condomínios

Evento apresentará assuntos relacionados à violência de gênero, contra a pessoa idosa ou em situação de vulnerabilidade; experiências e projetos desenvolvidos dentro do Segmento Condominial também serão compartilhados.

Já estão abertas as inscrições para o primeiro Encontro de Combate à Violência Doméstica e Familiar em Condomínios.

O evento proporcionará debates sobre a violência contra o síndico (a), contra a mulher, pessoa idosa ou em situação de vulnerabilidade.

Os temas foram desenvolvidos especialmente para a comunidade condominial: síndicos externo e morador (profissional e orgânico), condômino, advogados dos ramos condominial e imobiliário, colaboradores que atuam em administradoras de bens imóveis, subsíndicos, conselheiros, corretores de imóveis,  e todos os que desejam participar do encontro para melhor compreensão da temática. 

Além destes assuntos, serão abordadas leis relacionadas ao direito à acessibilidade e os debatedores exporão em suas falas experiências sobre o tratamento às denúncias contra a violência doméstica e familiar. Carla Jara – assistente social e gerente de relações públicas na ONG FALA MULHER, falará sobre o desenvolvimento do trabalho com mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade familiar. Marcelo Mahtuk, administrador, e fundador da MANAGER Gestão Condominial, compartilhará sua experiência com o projeto “Olho Mágico”, que tem por objetivo o tratamento diligente das denúncias de violência, maus-tratos e abusos praticados dentro dos condomínios.

No Painel Relatos e Cases, a Síndica Vanilda de  Carvalho contará como reagiu mediante situações reais de violência no condomínio e, Camila Conti,  Especialista em Tecnologias Sociais e Experiência Cidadã no Lellolab, apresentará o PROTOCOLO MARIA, implantado na Lello Administradora de Condomínios.

A psicomotricista e pedagoga Cacilda Velasco, da Associação VEM SER,  também apresentará um panorama do Idoso na sociedade, apresentando intervenções em prol da acessibilidade. A advogada e delegada aposentada Celi Paulino, esclarecerá as dependências emocional e patrimonial da mulher em situação de violência doméstica.

Em se tratando de legislação,  o advogado e consultor jurídico Cristiano De Souza Oliveira, explicará o Projeto de Lei 2510/20  que estabelece como dever de condôminos, locatários, possuidores e síndicos informarem às autoridades competentes os casos de violência doméstica e familiar de que tenham conhecimento no âmbito do condomínio, e para incluir na tipificação do crime de omissão de socorro os casos de violência doméstica e familiar. Oliveira também falará sobre as ocorrências de violência contra o síndico (a) presentes nos dias atuais. 

Dra. Marina Silva, Delegada Titular na Delegacia de Defesa da Mulher, explicará o procedimento inicial e trâmite da denúncia recebida, além de esclarecer, como funciona o inquérito policial nesta matéria. Enquanto o  Capitão Nelson Rosa Vieira, explicará a funcionalidade do aplicativo SOS MULHER e, como são realizados os treinamentos dos policiais para otimizar e orientar quem aciona o chamado por meio do 190, e os atendimentos para quem já possui medida protetiva.

O evento presencial, será realizado no dia 22 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo –  PALÁCIO ANCHIETA – Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista – São Paulo, auditório Prestes Maia – 1º andar, e terá início às 15h30 com um coffee break, após, a Vereadora Ely Teruel, realizará a abertura dos trabalhos.

O pioneiro encontro, está sendo promovido pelo Instituto Educacional Encontros da Cidade, entidade que oferece treinamento e desenvolvimento para pessoas que atuam/trabalham nos segmentos condominial e imobiliário.

O Instituto, que atualmente também promove o Curso Intensivo de Direito Condominial (7ª edição/2022), Assembleias Condominiais, Legislação Trabalhista para Condomínios, LGPD: Planejamento e Adequação para Condomínios, é atuante no segmento desde 2019.

Para os participantes, lhes será conferido o certificado de participação (4 horas).

As inscrições podem ser realizadas por meio do site: https://bit.ly/ieec2022

e, mais informações podem ser obtidas pelo Telefone/WhatsApp (11) 94764-7777.    

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 15 =