Reta final de verão e as pancadas de chuva começam a ficar mais recorrentes no Sudeste brasileiro. Com elas, alguns problemas estruturais nas edificações passam a ser identificados com maior facilidade, como é o caso de goteiras e infiltrações.
Para encarar as chuvas de verão é preciso estar preparado, deve-se estabelecer um plano de manutenções preventivas ao longo de todo o ano pois, assim, quando as chuvas se intensificam, não haverá nenhuma surpresa desagradável que resulte em corre-corre, obras imprevistas e gastos extras.
Na manutenção permanente alguns itens são fundamentais, como:
– A limpeza de calhas, grelhas e ralos;
– A verificação das telhas, coberturas, toldos e tampas de caixa d’água;
– A verificação do gerador – inclusive de combustível, óleos e filtro;
– A conferência das luzes de emergência;
– A revisão do quadro elétrico; e,
– A limpeza do poço do elevador.
Um item notadamente importante nesse contexto é o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), o para-raios. Ele deve passar, obrigatoriamente, por uma vistoria anual com uma empresa especializada. Mas não só: O síndico também deve contratar um seguro com cobertura ampla e se certificar de que está cumprindo todas as obrigatoriedades, sendo a principal delas o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Checar se todos os itens que podem se soltar e voar estejam devidamente afixados também é relevante, já que, além das chuvas, esta época do ano costuma registrar muitos vendavais. Quanto às árvores, caso haja qualquer suspeita de risco de queda, deve-se acionar a prefeitura e solicitar a poda preventiva.
Por fim, a comunicação entre síndico, funcionários e moradores é fundamental. Tanto na questão de segurança, quanto simples lembretes, são importantes, tais como não circular em áreas externas durante uma tempestade e fechar as janelas antes de sair do apartamento, evitando que a entrada de água no ambiente interno cause estragos.
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.