As chamadas popularmente “antenas de celulares” estão passando por uma verdadeira revolução com a entrada definitiva no país da Quinta Geração, através do leilão 5G ocorrido em 09.11.2021.
Os formatos são dois a saber: ”antenas de solo” e “antenas hoof top” (ou topo de edifÍcios); estas últimas envolvem diretamente os nossos condomínios, que equivocadamente, entendem serem os valores locativos gerados pelo espaço que ocupam estas torres, logo, pelo preço do metro quadrado!! Na verdade… aqui vai a “boa nova”, os valores locativos são gerados pelos “acessos” emitidos e recebidos pelas antenas, que são precificados de acordo com um simples cálculo gerado a partir das informações dadas pelas empresas privadas e públicas de inteligência em telecomunicação (TELECO, ANATEL, TELEBRASIL); assim, estas informações finalizam no “Valor econômico gerado às operadoras“; a DEPI Serv. Adm. Ltda desenvolveu uma métrica, que colabora com a sabedoria real e verdadeira que os síndicos devem ter, para poder negociar tais valores em formato real!
Ainda sequenciando as novidades, atualmente a quinta Geração vem potencializar estes acessos, com uma nova tecnologia, esta de caráter disruptivo, isto é, sem correlação às tecnologias anteriores e que carecerá de pelo menos 07 vezes mais as quantidades destas antenas, que se transformarão em “anteninhas”, porém com o mesmo conceito de geração de acessos, nada mudando aos condomínios, que estarão sendo procurados para adicionar esta tecnologia; logo, adicionar receita de acessos.
Cabe lembrar a todos, que além das torres atuais não serem desmontadas, pois as gerações anteriores continuarão ( 2G, 3G, 4G e 4,5G), as licenças e legislações estão ainda em formação, fazendo com que a velocidade das operadoras seja maior que a “máquina BRASIL”; algumas gerenciadoras de torres, a serviço da ATC (American Tower Companie) estão se mobilizando para renegociar/repactuar estes contratos, além de firmarem outros, para prazos maiores e…. pasmem!!! Antecipando altos valores para que estes contratos perpetuem por mais 15 anos!! Vamos aproveitar…, pois já começamos a chamar os proprietários de “antenas de solo” e logo mais no início do ano deveremos chamar para negociação “as antenas hoof top”; para tanto, é necessário que nossos condomínios se preparem, para que os síndicos estejam prontos para este momento: “aprovados em assembleia” os que não têm antenas e preparados os que receberão as prováveis propostas!!
Abraço e boa sorte a todos!!
“Juntos estaremos construindo um futuro melhor”
DENISE SANSIVIERO MORRONE