O engenheiro Marcus Vinícius Fernandes Grossi recomenda aos síndicos evitar a aplicação de resinas em “subsolos que estejam abaixo do nível do lençol freático, sem uma proteção prévia à umidade do vapor”.
Alguns materiais, segundo ele, podem gerar “uma barreira impermeável ao vapor d’água no piso”, impedindo sua passagem e, com isso, pressionando a pintura e formando bolhas.
Para esse tipo de ambiente, o engenheiro sugere “uma pintura protetora ao vapor d’água, com resistência suficiente para não descolar, pois as bolhas são decorrentes disso”. Demais cuidados na aplicação de resinas envolvem preparar bem o substrato, de forma a eliminar sujeira, umidade e pontos de óleo; fazer o lixamento para melhor aderência da tinta ao substrato; aplicar selante preparador de superfície; garantir uma boa espessura de tinta; e adquirir materiais de qualidade, conferindo sua formulação, entre outros. Por fim, “o ideal é realizar um ensaio de abrasão depois de aplicado o piso”.
Para contratação do serviço, o engenheiro recomenda aos gestores solicitar informação sobre a vida útil do sistema, sobre a garantia do trabalho e ART de execução; comprovação de experiência do prestador, visitando, se possível, outros trabalhos realizados; o atendimento às recomendações de aplicação indicadas pelo fabricante do produto; e, dependendo do porte da obra, solicitar ensaios comprovatórios de desempenho, conforme a ABNT NBR 15.575 e a ABNT NBR 14050 – ensaio de desgaste por abrasão, de resistência à aderência, aos agentes químicos e a manchas etc.
Marcus Grossi descreve os procedimentos básicos de aplicação de resinas a serem fiscalizados pelos síndicos: Regularizar, lixar e/ou lavar a superfície com solução de água e ácido muriático a 20%; lavar em seguida o piso com água corrente; aguardar a evaporação da água e fazer a aplicação do primer (selante); e aplicar a pintura em demãos, até atingir a espessura contratada.
Leia também
– Engenheiros orientam sobre reforma das superfícies de garagem nos condomínios
– Problemas mais comuns & Soluções para os pisos de garagem
Matéria publicada na edição – 233 – abril/2018 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.