Incêndio ocorrido em apartamento do Paraíso, na zona sul, o qual vitimou o teatrólogo Zé Celso Martinez Corrêa, pode ter sido causado por sobrecarga ou curto-circuito nesse aparelho ou na tomada. Cuidados na utilização de aquecedores e conscientização sobre o padrão adequado de plugues são medidas de prevenção de acidentes.
O frio chegou em várias partes do país, e parece que veio para ficar, sabemos que ele vai passar, mas nesta época é que lembramos dos aquecedores de ambientes elétricos, não é mesmo? É um dispositivo que nos ajuda, seja na hora do banho, de levantar pela manhã, ou mesmo na hora de dormir, mas… Há que se tomar cuidado, pois ele pode ser um grande vilão. Primeiro, que é um equipamento de aquecimento por resistência, na maioria dos casos, e com isso ele tem pontos quentes que, se tocar em materiais combustíveis como uma cortina, um tapete, ou mesmo aquele cobertor no lado da cama que caiu durante a noite em cima dele, pronto, está iniciado o incêndio, então temos que ter muito cuidado onde instalá-lo. Outro risco é com a potência do aparelho, normalmente esses equipamentos possuem potências acima de 1000 Watts, isso faz com que o plugue para ligar na tomada seja aquele mais grosso. Nesse caso, a tomada para ligar o aparelho deve ser aquela com furo maior (conhecida como 20 Amperes). Essas duas condições devem ser premissa para o uso do equipamento.
Mas você deve estar pensando: “Eu não tenho uma tomada de 20 A perto de onde quero colocar o aquecedor, então vou usar aquele adaptador que vende no mercado”…. PARA! Não faça isso. Esse adaptador, apesar de ser vendido no mercado, não é certificado e não deveria ser vendido, pois ele é criminoso. O que ele faz é criar uma situação de sobrecarga, tanto no circuito que liga o equipamento, como no próprio adaptador que, por não ser normalizado, não tem regras e é feito de qualquer material e, muitas vezes derrete, gerando o fogo nele mesmo. Imagine colocar a água do rio Amazonas dentro do rio Tietê? Vai transbordar, não é? Pois é, quando se passa mais corrente elétrica do que o fio suporta, o “transbordo” do fio é o aquecimento e, com isso, pode gerar um incêndio.
Nesta quinta, 6 de julho de 2023, o teatrólogo Zé Celso Martinez Corrêa faleceu em decorrência de queimaduras após um incêndio em seu apartamento. O laudo da perícia ainda não saiu, mas imagina-se que o fogo tenha começado no aquecedor e pode ter sido por uma sobrecarga ou um curto-circuito nesse aparelho ou na tomada. Independentemente do resultado, só de ser suspeito já nos serve de alerta. Um equipamento como o aquecedor, ou mesmo os mais comuns de uso diário como o secador de cabelo, forno elétrico, micro-ondas entre outros, são equipamentos com potência alta, acima de 1000 W, e quando ultrapassam a potência máxima, vêm de fábrica com plugue com pinos mais grossos. Isso indica que o equipamento só pode ser usado em tomada específica e dimensionado para aquela potência. Então, não usem de artifícios mágicos, pois além de causar acidentes, você consome mais energia elétrica do que em uma instalação correta.
Fique atento!
- NUNCA USE ADAPTADORES DE TOMADAS GROSSAS PARA FINAS;
- CONTRATE UM PROFISSONAL QUALIFICADO E ATUALIZADO PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO DA SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA A CADA 5 ANOS PELO MENOS;
- ADQUIRA PRODUTOS DE QUALIDADE PARA A REVISÃO DA SUA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. CUIDADO COM PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE;
- NÃO USE BENJAMINS, TEs OU EXTENSÕES, PRINCIPALMENTE PARA LIGAR ESSES EQUIPAMENTO DE ALTA POTÊNCIA.
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.