A maioria das pessoas não dá o verdadeiro valor para área comum do condomínio: playground, quadra, churrasqueira, jardim, salões de festas, brinquedoteca, piscinas etc. Estes espaços são tão importantes que, numa negociação comercial – seja de venda ou de locação-, vão fazer a diferença exatamente pelos seus diferenciais, pelo estado de conservação e pela qualidade.
Mas manter estas áreas em pleno funcionamento não é uma tarefa fácil. É preciso da colaboração dos moradores e ter um gerenciamento qualificado, ou seja, de um profissional atuante, seja síndico morador ou profissional. É de responsabilidade desta pessoa realizar diversas melhorias como: acabamentos, pintura da fachada dos prédios e portaria, sistemas de monitoramento e segurança eficiente, vagas nas garagens organizadas e manutenção de equipamentos e brinquedos.
Estas ações valorizam o imóvel, principalmente, quando há interesse do proprietário em realizar uma venda. O futuro comprador poderá desistir de um negócio por não gostar da área comum, principalmente, pela falta de manutenção ou pela ausência de um planejamento profissional. É de extrema importância manter o patrimônio como um todo organizado, para que tenha valor agregado.
Muitos moradores de condomínios analisam estas melhorias como sinônimos de custos altos. Mas se o condomínio disponibilizar de um síndico profissional, com formação e conhecimento contábil e administrativo, fará melhorias contínuas sem prejudicar o financeiro do condomínio, tornando o empreendimento mais valorizado no mercado de imóveis. Antes de contratar qualquer síndico profissional, verifique sua idoneidade e atuação em outros empreendimentos. Seu imóvel é um bem precioso!
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.