Área de lazer em condomínio de luxo desaba em Vitória (ES); porteiro é procurado sob escombros

Suspeita é de vazamento de gás, segundo Corpo de Bombeiros.

As torres do condomínio de luxo Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória (ES), foram esvaziadas após toda a área de lazer desabar, na manhã desta terça-feira (19). Quatro pessoas ficaram feridas e um porteiro está desaparecido. O desabamento aconteceu por volta de 3h. O condomínio tem três edifícios, cada um com 29 andares. Ao todo, são 166 apartamentos. A suspeita é de que tenha acontecido uma explosão de gás.

Imagens de drone exibidas pela televisão e o Portal G1 mostram a destruição na área onde havia piscinas, duas portarias, salões de festas e uma academia. O teto da garagem subterrânea cedeu e toda a estrutura caiu sobre os carros.

Vítimas

– Dejair das Neves, porteiro: está desaparecido.

– Fernando Marques, síndico: quebrou o fêmur, uma costela e sofreu cortes no rosto. Está em um hospital particular de Vitória.

– Alan, funcionário do condomínio: teve ferimentos sem gravidade. Está no Hospital São Lucas.

– Braz, funcionário do condomínio – teve ferimentos sem gravidade. Está no Hospital São Lucas.

– André, funcionário do condomínio: teve ferimentos leves e não quis ser atendido pelas equipes de socorro.

Desabamento

Por volta das 2h, porteiros escutaram estalos no prédio e chamaram o síndico, que desceu para ver o que acontecia no local. Em seguida, toda a estrutura da área de lazer desabou. Apesar de feridos, o síndico e os dois funcionários conseguiram sair da área sozinhos. Eles chamaram o Corpo de Bombeiros, porque outros dois porteiros continuavam nos escombros. Os bombeiros chegaram e conseguiram socorrer um dos feridos. O outro é Dejair. Cães farejadores começaram a ajudar nas buscas pelo homem. Eles buscaram em toda a área próxima à guarita onde o porteiro ficava, mas não conseguiram encontrá-lo.

A Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, onde fica o prédio, teve o trecho em frente à Praça do Papa interditado completamente no sentido Praia do Canto – Centro e o sentido contrário interditado parcialmente. Os moradores foram retirados dos três prédios.

A Prefeitura de Vitória explicou que a Comissão Permanente de Vistoria da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade foi acionada para avaliar das causas do acidente. Já o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espirito Santo disse que os documentos da obra estão todos corretos. E o secretário de Segurança do Estado, André Garcia, falou que as primeiras intervenções foram feitas no local e que engenheiros da Defesa Civil, prefeitura, governo do estado e Crea estão avaliando as estruturas do condomínio.

Responsável pelo empreendimento, a construtora Cyrella disse que a empresa Incortel Incorporações e Construções Ltda, que realizou a obra, está colaborando com as autoridades locais para apurar as causas do desabamento.

No meio da tarde desta terça-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que as imagens resgatadas do monitoramento do CFTV mostram onde o porteiro estava na hora do desabamento. Dejair foi filmado na garagem que fica abaixo da área de lazer. A câmera parou de filmar quando houve o colapso. Segundo o Major, não há previsão para os moradores retornarem para casa. Eles podem entrar, dois por vez, apenas para retirarem os pertences.

Corpo de porteiro é retirado dos escombros de condomínio no ES

O corpo do porteiro Dejair das Neves, de 47 anos, que ficou desaparecido após o desabamento condomínio de luxo Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, foi retirado dos escombros por volta das 3h desta quarta-feira (20).

Segundo a equipe dos Bombeiros, o corpo estava em um local de difícil acesso, embaixo de uma laje coberta por uma camada grossa de concreto preenchida por uma malha de ferragens.

As torres do condomínio de luxo Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, foram esvaziadas após toda a área de lazer desabar, na manhã desta terça-feira (19). Quatro pessoas ficaram feridas e o porteiro ficou desaparecido por quase 15 horas. O desabamento aconteceu por volta de 3h.

O corpo de Dejair foi localizado pela equipe de bombeiros, já sem vida, por volta das 17h30. A notícia da morte foi dada para a família e, em seguida, para a imprensa.

Os bombeiros precisaram usar um equipamento especial, chamado martelete, que é capaz de perfurar o concreto maciço, para conseguir retirar o corpo. Ele foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória.

O corpo do porteiro foi localizado por causa das câmeras de segurança do prédio, que registraram o momento que ele tentou correr antes de tudo vir abaixo.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 8 =