‘BBB’ vai integrar câmeras de condomínios

Com sistema inteligente, Detecta forma cinturão em 38 municípios paulistas, incluindo S. José e Taubaté; objetivo é ajudar a prevenir roubos e furtos em prédios e condomínios fechados

O sistema Detecta, espécie de ‘cinturão’ de monitoramento’ criminal que abrange São José, Taubaté e ainda 36 outras cidades paulistas, vai integrar as câmeras dos condomínios à rede policial com o objetivo de reforçar o combate ao crime no Estado.
A ação é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e o Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais). O Detecta é considerado um sistema de ponta, usado em Nova York há nove anos. A parceria terá validade de cinco anos.

Prevenção

O Detecta será integrado ao sistema de monitoramento por câmeras de condomínios do Estado, tendo como objetivo implementar um programa de prevenção contra os casos de roubo e furto em condomínios, edifícios e áreas urbanas.

Além disso, o acordo de cooperação visa criar uma parceria educacional para que sejam desenvolvidas atividades do programa de prevenção junto aos usuários dos edifícios e condomínios.

De acordo com o Estado, o convênio permitirá a realização de orientações a respeito da prevenção de delitos, por meio de palestras e da distribuição de material informativo sobre o tema.

As administradoras de condomínios também estimularão os condôminos a participar de reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Sistema

O Detecta é um sistema utilizado há nove anos em Nova York e que foi desenvolvido pela Microsoft em parceria com a polícia da cidade.

A ferramenta foi idealizada para ações de contraterrorismo e depois passou também a ser utilizada no trabalho contra outros tipos de crimes.

No Estado de São Paulo, o sistema começou a ser utilizado no final do ano passado em 38 municípios. São 480 câmeras e radares OCRs (que registram placas de veículos), mais 2.181 câmeras de monitoramento em municípios e estradas da região ao sistema.

No Vale do Paraíba, o sistema Detecta tem 144 câmeras OCRs (em São José e Taubaté) e mais 32 de monitoramento em Campos do Jordão.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + doze =