Manutenção preventiva no sistema de bombas é vital para o síndico não ser surpreendido com falta de água nos reservatórios do edifício. “Seja qual for o porte do condomínio, as bombas têm papel fundamental em seu pleno funcionamento e requerem atenção”, observa Miguel Sala, síndico profissional egresso do ramo de engenharia, salientando que além da bomba de recalque (que atua para os condôminos terem água limpa nas unidades), existem outras, como as de esgoto, piscina, pressurização, incêndio e drenagem de água pluvial.
“Seja qual for o porte do condomínio, as bombas têm papel fundamental em seu pleno funcionamento e requerem atenção”, observa Miguel Sala.
O síndico elenca alguns dos problemas mais comuns que podem afetar o desempenho da bomba de recalque: falha no sistema automático de acionamento; relê e disjuntor desarmados por pico de tensão da rede elétrica; registros fechados por esquecimento ou erro de manuseio; vazamento pelo selo mecânico (vedação na junção da parte elétrica e mecânica da máquina).
Segundo Miguel, o bom desempenho da bomba de água está ligado, em grande parte, aos serviços de manutenção preventiva contratados de empresas experientes do setor. Para ele, essa opção ajuda a prolongar a vida útil do equipamento. “É interessante que o síndico informe ao conselho ou corpo diretivo a necessidade de contratar manutenção periódica para evitar gastos urgentes e inesperados ao condomínio, como a troca completa da bomba”, indica Miguel.
O síndico pondera que ao se falar em bomba, é preciso lembrar que os sistemas elétrico, mecânico e hidráulico estão envolvidos em seu funcionamento adequado, portanto a manutenção periódica tem de ser completa. “Reajustar o painel elétrico serve para evitar panes”, ilustra Miguel. Também o sistema automático de nível precisa ser considerado nas manutenções pois é essencial para o controle do abastecimento de água na caixa. “Mas sugiro que seja trocado uma vez ao ano”, acrescenta Miguel. Ele indica ainda substituir torneiras de boia a cada cinco anos, evitando contratempos.
Miguel Sala: Síndico profissional egresso do ramo de engenharia
Matéria publicada na edição 285 janeiro/2023 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.