As expectativas do grande público presente ao encontro promovido no final de maio pela Revista Direcional Condomínios foram 100% atendidas. Crescendo e se aprimorando a cada ano, o evento traz formato diferenciado e permite aos participantes uma troca direta e produtiva de informações.
O 3º Direcional Síndicos, realizado pela Revista Direcional Condomínios no dia 29 de maio, reuniu duas centenas de síndicos, subsíndicos, administradores e gestores prediais, além de fornecedores, colaboradores e conferencistas. Mas todos pareciam “em casa” neste mix de palestras, coffee-break e conversas diretas com os patrocinadores, que movimentaram o Pestana Hotel, no Paraíso, entre 8h e 13h30 do último sábado do mês. A dinâmica do evento, promovido pelo terceiro ano consecutivo, deixa todos muito à vontade para buscar informações e trocar experiências. Conforme bem definiu o síndico Luiz Carlos Domingues, do Condomínio Ilhas Gregas, da região dos Jardins, a vida em condomínio é tão rica e complexa, que não há códigos ou leis que deem conta de responder a todas às dúvidas e desafios. “O evento agrega muito em relação ao dia a dia, aos probleminhas que surgem e não se encontram nos manuais. Observando as soluções encontradas pelos demais síndicos, muitas vezes criativas, a gente se previne”, comentou.
Não à toa, a pesquisa de avaliação aplicada ao final dos trabalhos revelou 100% de expectativas atendidas. “Foi de grande valia participar do evento, que trouxe vários esclarecimentos. Agradeço a oportunidade e espero participar de outros”, registrou, em um email, a síndica Nancy Garrido Brusco Cordeiro, do Edifício Helbor Bella Vista, em Mogi das Cruzes. Mas já durante o encontro, Nancy comentara com a reportagem que viera ao encontro buscar subsídios para o exercício da função, assumida em setembro de 2009. “Sou professora aposentada, estou acostumada a lidar com as pessoas, tive comércio, mas ser síndica é um aprendizado diário”, disse.
Que o diga o empresário e síndico Márcio Garcia, do Edifício Neo Ipiranga Concepto, pois enquanto acompanhava as palestras, teve que administrar por telefone um problema que acabara de surgir em seu prédio: uma mudança não agendada. Conforme o regulamento interno do condomínio, a comunicação deveria ter ocorrido com dez dias de antecedência. “O que faço, impeço o novo proprietário de entrar e mando o caminhão embora ou permito a mudança?”, perguntou. Qualquer que fosse a solução, Márcio sabia que sofreria dissabores, pois se atendesse ao novo morador, poderia desagradar aos demais e descumprir o regulamento, mas se o impedisse, ganharia novos problemas.
PALESTRANTES
A troca dessas experiências cotidianas representa uma das principais qualidades do 3º Direcional Síndicos, destacaram os participantes. O ápice ocorre nas palestras, por meio de análises e abordagens especializadas. “É a primeira vez que venho ao evento, as pautas me chamaram atenção, pois temos muito o que conversar sobre condomínios, muitos problemas para administrar, desde brigas entre vizinhos à inadimplência”, afirmou o gerente do Edifício Personal Place dos Jardins, Almir César Carvalho, graduado em administração de empresas. Neste ano, as conferências foram dadas pelo advogado Márcio Rachkorsky (do quadro “Chame o Síndico”, do Fantástico, na TV Globo), a professora Rosely Benevides de Oliveira Schwartz (autora de “Revolucionando o condomínio”, da Saraiva) e o consultor em segurança José Elias de Godoy (oficial da PM, autor de livros e um dos mentores do Programa de Prevenção e Repressão aos Roubos a Condomínios no Estado de São Paulo).
Márcio Rachkorsky abordou contratos e cláusulas abusivas, entre outros, repassando os cuidados que devem ser tomados na contratação de serviços e equipamentos. A cláusula de rescisão, por exemplo, “é a principal pegadinha dos contratos, temos que exigir a descrição das situações e dos motivos em que se possa rescindir, prevendo um tempo para aviso prévio”, recomendou. Outra dica deixada pelo advogado foi a de que os síndicos rejeitem a previsão do pagamento de parte das mensalidades restantes em casos de rescisão. Já a professora Rosely Schwartz falou sobre a gestão condominial compartilhada e profissionalizada, de forma a atrair a participação e o interesse dos condôminos. “Quanto maior esta participação, maior o respaldo para o síndico, mais leve fica a administração”, observou, elencando o passo a passo de um novo modelo de gestão. Finalmente, José Elias de Godoy destrinchou as peculiaridades dos roubos a condomínios, tanto os de natureza pontual (a maior parte dos casos) quanto os de arrastão (neste ano, aconteceram 21 no Estado, sete na Capital).
Enquanto os primeiros ocorrem sob o princípio “da oportunidade” (facilidade deixada pelo morador, funcionário ou uma falha do sistema), o arrastão envolve o crime organizado, quadrilhas que chegam a “investir” até R$ 60 mil no planejamento do roubo. Segundo José Elias, é fundamental que os síndicos e funcionários conheçam as particularidades dos crimes com vistas a melhorar a prevenção. E deixou claro que 65% das ações acontecem por falhas humanas e que muitas vezes segurança é sinônimo de desconforto, especialmente em relação às regras de acesso de pessoas, produtos e serviços nos edifícios. “Quando o bandido consegue entrar no prédio, já tem 60% do assalto na mão”, alertou.
PATROCINADORES
Outro ponto alto do 3º Direcional Síndicos foi a participação dos expositores. A síndica Nelly Quaresma de Moura, do Condomínio Edifício Jurucê, em Moema, destacou que também busca no evento este contato direto com os fornecedores, representados, neste ano, pela Aliance Service (terceirização de serviços); Adapt Engenharia (recuperações estruturais, entre outros); Bradesco (que possui uma carteira exclusiva para condomínios); Casa Toni (comércio de tintas e de toda uma linha de suprimentos para manutenção periódica e limpeza); Eletroseg (com tecnologia de ponta na área de segurança); Monciel (conservadora de capital exclusivamente nacional com 50 anos de mercado, agora entrando no segmento de montagem de elevadores); e Techem do Brasil (líder em individualização de água).
Satisfeitos, os patrocinadores reafirmaram o desejo de fidelizar sua participação no Direcional Síndicos, retornando na próxima edição, em 2011. “Já no ano passado fechamos muitos negócios. Neste ano estamos reencontrando clientes e conhecendo novos. Em 2011 estaremos aqui novamente, porque neste formato de evento direto, o síndico pode checar in loco os diferenciais e a qualidade de nosso sistema, o que é muito importante para nós”, afirmou o empresário e diretor comercial da Eletroseg, Denis Henrique Perdigão.
No encerramento, houve um animado sorteio de prêmios oferecidos pelos expositores (aspirador, desumidificador de ar, televisor, lavadora, forno elétrico, edredom, kits eletrônicos de monitoramento, entre outros brindes), conferencistas (edições do livro da professora Rosely) e participantes (um DVD Karaokê presenteado pelo Portal Condomínio em Foco e uma bolsa de estudos da Assosíndicos).
REPERCUSSÃO
A pesquisa de avaliação aplicada no encerramento do 3º Direcional Síndicos revela aprovação do público sobre os mais diferentes aspectos do evento, desde pontualidade e infraestrutura (local, sala de convenções, coffee-break) à qualidade dos palestrantes, pertinência dos temas e apresentação dos patrocinadores. 100% dos respondentes disseram que suas expectativas foram atingidas, sendo que 97% pretendem participar dos próximos encontros do Grupo Direcional. Para a diretora Sônia Inakake e o gerente comercial Alex Santos, os objetivos foram atingidos. “Nossos esforços estão todos voltados para que os próximos sejam ainda melhores e que possamos crescer juntos”, destacou Alex Santos.
Confira abaixo a repercussão dos resultados da pesquisa entre os palestrantes e alguns patrocinadores:
– “Congratulações, é muito bom saber que a plateia, nosso maior tesouro, aprovou o evento.” (Vanderlei Gomes Machado/Aliance Service Terceirizações Ltda.)
– “A todos organizadores e participantes do 3º Direcional Síndicos – PARABÉNS!!! Foi um grande prazer participar do evento, cuja organização foi perfeita.” (Rosely Schwartz)
– “Foi uma honra participar e contem comigo para os próximos.” (Marcio Rachkorsky)
– “Agradeço a confiança depositada. Contem comigo para os próximos eventos.” (José Elias de Godoy)
– “Parabéns pelo evento e pelos profissinais convidados, a Adapt agradece a participação e o convite.” (Paulo Maccaferri/ADAPT Engenharia e Tecnologia)
Matéria publicada na edição 147 jun/10 da Revista Direcional Condomínios
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.