Coberturas: conforto e versatilidade

Em vidro ou policarbonato, coberturas trazem mais conforto ao morador, além de possibilitarem ampliar ou criar ambientes no condomínio.

Registro de obra de instalação da nova cobertura para abrigar veículos no Fantastique

Graças a um bom planejamento de finanças e da época de execução, os condôminos do edifício Fantastique, um condomínio-clube com 392 unidades, na Vila Formosa, zona leste, podem ter um verão mais sossegado em relação ao sol e chuva intensos. Isto porque a obra de instalação de nova cobertura foi concluída pouco antes do Natal. “O condomínio tem oito anos de vida, mas a cobertura antiga estava em péssimas condições, até mesmo com furos por onde penetrava água quando chovia”, comenta o síndico profissional Bruno Ferreira Luize, responsável pelo gerenciamento do condomínio desde novembro de 2022. O gestor acrescenta que a cobertura anterior era de policarbonato alveolar transparente, o que propiciou o acúmulo de sujeira do dia a dia nos poros do revestimento, resultando em aparência descuidada.

“Não são apenas as soluções de cobertura em vidro que protegem da chuva intensa e granizo, mas também as de policarbonato compacto dão proteção e com excelente custo-benefício.”

(Umberto dos Santos, diretor, Compacta Coberturas)

Assim como na cobertura original, a nova versão abrange 370 m² de área coberta, o que inclui vagas de estacionamento e áreas de passagem. O material é o mesmo, policarbonato, mas o modelo é outro. A cobertura atual tem placas compactas com espessura de três milímetros, na cor branca, e com proteção UV. A benfeitoria saiu por R$ 317.000, tendo sido pago metade do valor como entrada e o restante em dez parcelas. A escolha da empresa se deu entre oito candidatas pré-avaliadas, que apresentaram propostas equalizadas, contendo placas e perfis do mesmo material, cor e espessura. Fatores como custo e prazo de garantia do material e da execução do serviço foram decisivos no processo de contratação.

O síndico Bruno Luize, em área de passagem do mesmo condomínio, recoberta com placas de policarbonato

Iniciada em outubro último, a obra consumiu três meses de trabalho. Ao zelador e equipe coube a tarefa de coordenar a retirada de veículos do estacionamento em dias pré-determinados, e cuidar do armazenamento transitório de placas de 6 metros por 2 metros em vagas de carro pouco utilizadas. “Obra sempre altera a rotina de um condomínio, mas é por um bom motivo. Na sequência, iniciaremos a pintura de fachada, que já foi aprovada”, comenta Bruno.

Novos ambientes

A síndica profissional Adriana Lora está às voltas com a aprovação de uma reforma no condomínio Saint Tropez, na Vila Mariana, cujo estudo de projeto em 3D foi apresentado em 2019. A proposta arquitetônica inclui serviços de cobertura, sendo um deles para cobrir uma futura churrasqueira. “A maioria dos condomínios novos vem com churrasqueira, enquanto que nos prédios mais antigos, como o Saint Tropez, é preciso construir uma. As coberturas são muito importantes na criação de ambientes de integração e lazer ou ampliação de espaços”, observa a síndica, na gestão do edifício desde março de 2023.

Projeto de Flavio Machado para o Saint Tropez prevê a cobertura de policarbonato em churrasqueira e no anexo ao salão de festas

Adriana salienta que a ideia da reforma não foi esquecida pelos condôminos; até arrecadação extraordinária fizeram por um período. “Mas, às vezes, nos prédios mais antigos, com uma torre só, é preciso um prazo maior para tornar o caixa mais robusto antes de abraçar a sonhada reforma”, constata. Uma das obras necessárias, aponta a síndica, será instalar uma cobertura na entrada do edifício para que os moradores, em especial idosos, se protejam da chuva.

“Vidro é a moda em coberturas. Com um toque de elegância, ele é perfeito para áreas movimentadas, agindo como uma proteção de ruídos.”

(Dài Soàres, gerente comercial, Clariart Coberturas)

O projeto é de autoria de Flavio Machado, arquiteto versado na arte de modernizar prédios antigos. Na área da churrasqueira, ele projetou um pergolado de madeira como base para a cobertura de policarbonato. “Mas vou propor que o pergolado seja metálico porque demanda menos manutenção e atualmente existe metal com acabamento que imita madeira muito bem”, fala o profissional.

Outra concepção do projeto: criação de um anexo ao salão de festas para ampliar a área dos convidados. “Transformamos janelas do salão em porta-balcão para integrar o espaço ao jardim externo, que terá cobertura reta de policarbonato transparente”, detalha Flavio.

O arquiteto esclarece que o estilo de cobertura sempre deve ‘conversar’ com o da edificação. “Não sou fã de coberturas em arco, gosto das planas. Em um prédio dos anos 1960, com elementos retos, uma característica do modernismo, uma estrutura arqueada destoa do padrão”, ensina.

“O vidro laminado une estética e funcionalidade, requer uma estrutura robusta para garantir uma cobertura segura e duradoura.”

(Luís Rodrigues, gerente, Canaã Coberturas)


Matéria publicada na edição 296 jan/24 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor