Combate aos desperdícios: Chave para um pós-pandemia sustentável

A palestrante, professora universitária e influenciadora Tiemi Yamashita atua no Brasil apresentando a metodologia do Mottainai, surgida no Japão com conceitos que combatem o desperdício. Tiemi se autodenomina como uma “caçadora de desperdícios” e aponta que a pandemia poderá ensinar as pessoas a aproveitarem melhor os recursos de que dispõem.

Tiemi Yamashita

Tiemi Yamashita, defensora do Mottainai, metodologia de combate aos desperdícios: Pandemia traz aprendizados para a mudança de valores

“São três passos para não desperdiçar. Reconhecer o valor de um produto pela sua importância e não custo, olhando para o que tem de sustentável em vez de caro ou barato; reconhecer a cadeia com a qual está envolvida a sua produção (os recursos extraídos da natureza, horas trabalho, custo com logística etc.); e ter gratidão. Ao não desperdiçar, demonstro minha gratidão”, ensina Tiemi.

A influenciadora afirma que a quarentena mudou hábitos e gerou valor para situações ou objetos que pareciam em segundo plano ou não se destacavam antes. “Com o aumento do trabalho home office, ter uma cadeira ergométrica para trabalhar em casa ganhou mais valor”, ilustra. Tiemi acredita que essa nova relação irá pender favoravelmente para a sustentabilidade depois do período de aprendizagem proporcionado pela pandemia. Ela recomenda aos síndicos criar um “fluxograma de desperdícios” no condomínio para orientar suas ações, e que comecem com medidas simples, caso das hortas comunitárias. “A partir desse espaço é possível mobilizar muita gente, como o morador idoso, as crianças e os pais”, uma “relação intergeracional” que trará benefícios para todos: “Ao começar a cuidar da horta, um idoso terá motivação para acordar cedo e estará junto com as crianças, e esse espaço irá desencadear um cuidar mais natural dos pais em relação aos filhos.”

Matéria publicada na edição – 257 – junho/2020 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor