A maioria dos prédios não possui número suficiente de vagas para a quantidade de veículos que pertencem aos condôminos, assim, tem sido comum alugar o espaço de outro morador, contratar estacionamento externo ou simplesmente deixá-los “dormir” na rua.
Mas existem alternativas aos condomínios para disponibilizar uma quantidade maior de vagas, desde que contratem especialistas na área, em reprogramação do espaço da garagem. Para tanto, esses profissionais necessitam trabalhar em um projeto na plataforma AutoCad, ou seja, no ambiente digital, fazendo antes uma vistoria no local, para verificar o número provável de vagas que em princípio poderão ser criadas. No entanto, a finalização da proposta dependerá de um estudo mais aprofundado.
Uso de estruturas metálicas
Também é possível utilizar equipamentos mecânicos e elétricos para suprir a demanda: Existem deslizadores que movem lateralmente os autos (imagens abaixo), com acionamento manual, podendo assim distanciar um carro do outro (no caso de autos muito “juntos”) e permitir o acesso do veículo a um espaço onde antes não era possível.
Existem ainda as plataformas elevadas (imagem abaixo), de um piso ou em torres de três andares, de acionamento elétrico. Essas últimas multiplicam o número de vagas.
Elas funcionam com elevadores mecânicos, que possibilitam a um carro ficar sobre o outro, além de discos giratórios para mudar a direção do veículo.
Mas aqui é preciso fazer um estudo de engenharia, tanto pelas cargas que algumas dessas estruturas, construídas sobre sapatas (fazendo punção no local), terão que suportar, quanto pela demanda elétrica que o mecanismo criará sobre o sistema da edificação. Além disso, a solução deverá levar em conta a altura do ambiente em relação às lajes e vigas.
Agora é importante lembrar que quaisquer que sejam as decisões do condomínio, todas as soluções deverão passar por discussão e votação de assembleia.
Procedimentos
A seguir, reproduzimos procedimentos adotados por uma empresa do setor quando contatada por um condomínio:
- Levantamento das necessidades do condomínio em relação à garagem, disponibilizando plantas digitalizadas ou impressas, material que será utilizado para uma primeira análise;
- É solicitado que o condomínio envie por e-mail, da forma mais detalhada e ampla possível (para nosso registro formal), as necessidades apontadas no primeiro contato;
- São feitas visitas ao local, em um momento anterior à aprovação da proposta;
- É desenvolvida a proposta, contendo as características dos serviços, condições gerais do desenvolvimento do trabalho, prazos e valores.
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.