Como devem ser os ralos das piscinas conforme norma de segurança?

Em artigo publicado no site da Direcional Condomínios, o engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Grossi destaca a ABNT NBR 10.339/2018, nova norma para piscinas editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A NBR estabelece, sobretudo, parâmetros para a segurança dos usuários, a exemplo da questão dos ralos, em destaque nesta edição.

Ralos de piscinas

O modelo da foto ao lado é do tipo antiaprisionamento, projetado para evitar que o cabelo e peças do vestuário sejam sugados e o usuário fique preso no fundo do tanque. Segundo o engenheiro Marcus V.F. Grossi, para que a instalação esteja em total conformidade, os ralos devem ser removíveis somente através de ferramentas; possuir aberturas de no máximo de 7mm de largura; não se deve ainda permitir a saída de água do tanque por um único ralo de fundo sem opção de alívio de pressão de sucção; e a velocidade máxima de sucção deve ser de 0,5m/s. (Mais informações em www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/marcus-vinicius-fernandes-grossi.html)- Nova normatização para piscinas é publicada no BrasilPor Marcus Vinícius Fernandes Grossi (Eng. Civil)


Matéria publicada na edição – 241 – janeiro/2019 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing