O ano de 2019 tem avançado tão rápido que já estamos falando dos preparativos para as festas de Natal. Porém, antes disso, no próximo mês de outubro, teremos em muitos condomínios as celebrações do Dia das Crianças e/ou Halloween, já consolidados em seus calendários. Em um dos prédios residenciais que administro e onde moro, o Plaza Athenee, em São Caetano do Sul, o nosso foco em outubro será o Halloween.
Implantamos o condomínio há cinco anos, com apenas 56 unidades, mesmo assim temos muitas crianças e adolescentes que esperam a data.
Organizamos a atividade de forma que sejam preservados os moradores que não querem ser incomodados, ao mesmo tempo em que garantimos a diversão dos demais. Antes da data, disponibilizamos na portaria um adesivo que os participantes irão colocar em suas portas nos halls, na noite do dia 31. Eles se preparam e providenciam os doces. A garotada desce pela escadaria tocando a campainha desses apartamentos. Sempre os acompanho. Os pequenos são orientados a virem juntos de um responsável.
É uma celebração simples, mas alegre, que gera tanto engajamento, que alguns condôminos acabam enfeitando o hall para receber as crianças. Ao final, todos se reúnem no salão de festas, um momento de descontração, quando as crianças têm a oportunidade de fazer novos amiguinhos e os adultos confraternizarem entre si.
Mas a chamada “cereja do bolo” das comemorações é o Natal. Ao longo do ano temos outras, como a Páscoa. Entretanto, o Natal é uma data que mobiliza mais as pessoas, pois traz certa magia, algo como uma gratidão por termos chegado a mais um fechamento de ano, que vem junto com a esperança de vivermos momentos de alegria e de bons afetos com nossos vizinhos, amigos e familiares.
O período é tão marcante que já no mês de julho começamos a pensar na decoração da fachada e das áreas comuns e no agendamento do melhor dia para a sua inauguração oficial, que costuma acontecer no final de novembro.
Além das decorações, promovemos há bastante tempo a participação do coral Os Rouxinóis, da Terceira Idade do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, cantando temas natalinos. E em 2018 tivemos também a presença de um grupo de violinistas, o Avalon, em uma performance maravilhosa, que os condôminos gostaram muito!! Claro que não pode faltar o Papai Noel para as crianças, que aguardam ansiosas pela sua chegada. Por fim, é promovido um bazar de produtos confeccionados e/ou comercializados pelos condôminos.
A decoração de Natal
A decoração da fachada deve receber uma atenção especial do síndico. Sempre defendi que o condomínio assuma essa parte e promova uma padronização dos enfeites que irão ornar varandas e janelas. Desenvolvemos esse trabalho durante anos no Condomínio Piazza Di Toscana, na Vila Alpina, zona Leste de São Paulo. Chegamos a ganhar o prêmio de Natal Iluminado, da Associação Comercial da Capital. Trouxemos essa ideia para o residencial Plaza Athenee desde a sua implantação, o que já rendeu prêmios na cidade em nosso segundo ano.
Como faço decoração de Natal todos os anos, avalio os resultados dos anos anteriores, os materiais adquiridos e guardados, verifico os que estão funcionando e, com base nisso, repensamos o projeto para o ano em curso. No Plaza Athenee, como havíamos utilizado durante quatro anos cascatas na cor branco frio e muitas queimaram, compramos outras na cor branco quente para mesclar um pouco neste final de ano. A ideia é sempre reaproveitar o que temos, introduzindo, paralelamente, ideias e materiais que trazemos de feitas do setor.
No Plaza Athenee, realizo esse trabalho com o apoio do zelador. Ele é encarregado de entrar em cada apartamento para poder instalar as cascatas de luz nas varandas e depois retirá-las e armazená-las. É um dado importante, pois o trabalho do zelador, que está habilitado a isso, garante a segurança da instalação. Assim, fechamos com chave de ouro e saúde o ano em curso, recarregando as baterias para entrar com pé direito o Ano Novo!!
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.