Assembleias virtuais, boletos digitais e acessos computadorizados são tendências para o futuro dos condomínios no Brasil.
Moradores esperam por imóveis que garantam conforto, comodidade, segurança e interatividade nas tarefas do dia a dia,
· O condômino como cliente. Condomínios terão, cada vez, gestão profissional e estarão focados em tratar o morador como cliente;
· Fim da papelada. A tendência é que todos os documentos relativos ao condomínio passem a existir apenas em formato digital;
· Economia de tempo e maior participação. As assembleias virtuais serão cada vez mais comuns: será o fim do desperdício de tempo nas reuniões de condomínios. Além disso, os moradores participarão mais da vida do condomínio.
Como será o condomínio do futuro? O conceito de casa inteligente chegou ao Brasil graças não só à tecnologia (como sistemas de automação e softwares para gestão), mas graças também a uma sutil (ainda) mudança de percepção nos novos empreendimentos: a de que os condomínios são (cada vez) uma prestação de serviço ao morador. O mercado imobiliário tem notado estas demandas, de famílias que procuram condomínios-clube, com gestão profissional e serviços agregados, e investido cada vez para cativar os consumidores e sair à frente da concorrência. Mas que atributos um condomínio do futuro terá? Na área da gestão, especialistas apontam para tendências voltadas, principalmente, à economia do tempo como emissão de boletos digitais e avisos de vencimento, notificações com certificação digital e acessos controlados por sistemas computadorizados.
“Outra mudança que temos notado é a questão da profissionalização nas relações entre moradores e administradores, que passa a ser mais uma relação entre empresa e cliente do que entre vizinhos”, aponta Carlos Henrique Cêra, diretor de produtos da Superlógica, empresa especializa em soluções para condomínios. Cêra considera que, nos próximos anos, a profissionalização vai aumentar consideravelmente na relação condômino-condomínio/administradora. “As pessoas estão exigindo cada vez mais das administradoras de condomínio: gestão eficiente e transparente, corte de custos, velocidade na resolução de problemas. Resumindo: o condômino quer ser tratado como um cliente.”
Diminuição da papelada
Para reduzir o uso de papel, aumentar a segurança das operações e agilizar os pagamentos, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) criou o Débito Direto Autorizado (DDA), também chamado de boleto digital. Em condomínios, porém, a inovação ainda não foi totalmente aceita, já que existem outros documentos vinculados ao boleto que ainda precisam ser impressos e assinados, como o resumo mensal da prestação de contas. A tendência, no entanto, é que todos os documentos relativos ao condomínio passem a existir apenas em formato digital. Assim, a prestação de contas, a autorização de entrada e saída, as notificações, os termos de acordo e até as notas fiscais recebidas não estarão mais disponíveis em papel.
Para isso, síndico e o próprio condomínio precisarão ter um certificado digital para assinar os documentos virtualmente. O certificado funciona como uma caneta digital, permitindo assinar os documentos eletrônicos. Os documentos chancelados com o certificado são tão válidos quanto os papéis assinados com caneta e autenticados em cartório.
O fim do desperdício de tempo na assembléia
E como os moradores estão aflitos com a falta de tempo, muitas administradoras de condomínio estão optando por desenvolver suas assembleias, marcadas por reuniões intermináveis e improdutivas, de modo virtual. Os ganhos são inúmeros. O modelo de assembleia virtual lançado recentemente pela Superlógica, de Campinas (SP), já é uma tendência no segmento das reuniões de condomínio e vem sendo consolidado por promover uma enorme economia de tempo, facilidade de acesso e interatividade.
Para o diretor de produtos da Superlógica, Carlos Henrique Cêra, a proposta de virtualizar as reuniões de condomínio é indispensável nos dias de hoje e mostra um novo caminho a ser seguido, adequado às expectativas dos moradores. “Esperamos que em dez anos todos os condomínios do Brasil já estejam utilizando o sistema para assembleia virtual”, declara Cêra.
Sobre a Superlógica
A Superlógica tem seus produtos utilizados em 25 estados do país. São mais de um milhão de unidades imobiliárias, em 13 mil condomínios e mais de 800 administradoras, que utilizam seus produtos. Fundada em 2001, em Campinas (SP), desenvolve soluções para administração de condomínios e empresas. Alguns exemplos são os aplicativos Assembleia Virtual, Condor (para gestão de condomínios), o SL Financeiro (gestão financeira) e o portal e rede social LicitaMais (www.licitamais.com.br), voltado a condomínios.
Fonte: Vânia Correia – Happy Hour Comunicação
Data:9 de junho de 2011