Condomínios devem tomar cuidado com a instalação dos enfeites de Natal

Nesse período que antecede o Natal, muitos condomínios estão providenciando a decoração de suas fachadas, halls, vasos e jardins com enfeites luminosos. A maioria, entretanto, faz as instalações sem qualquer planejamento, de forma improvisada, gerando riscos de incêndio e também de sobrecarga em quadros elétricos.

Na rotina do trabalho de vistoria das edificações, é comum observar instalações feitas de qualquer jeito (confira nas fotos após o texto), com fios expostos e sujeitos ao contato com a água e até pessoas e animais.

Os síndicos, em nome da segurança da edificação, dos sistemas e dos usuários, devem contratar empresas e/ou profissionais devidamente capacitados e que possam providenciar instalações sem que haja riscos, garantindo, desta forma, a integridade da parte elétrica do condomínio. Vale ressaltar que algumas construtoras se destacam por incluírem, nos projetos de elétrica, disjuntores exclusivos para decoração de Natal, exatamente para que não sejam utilizados outros disjuntores, os quais não foram devidamente dimensionados para tal finalidade.

Fotos: Carlos A. dos Santos

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor

  • Carlos Alberto dos Santos

    Profissional com mais de 25 anos no mercado de seguros e gestão de riscos, é fundador da Condorisk do Brasil e possui a certificação AIRM - Alarys International Risk Manager (da Asociación Latinoamericana de Administradores de Riegos y Seguros). Possui expertise na solução de problemas enfrentados pelos síndicos para manter a boa ordem dentro das edificações, atuando hoje em Gestão de Riscos em Condomínios.