Condomínios e o descarte do lixo eletrônico

Todo o início de ano é a mesma coisa. As chuvas trazem consigo as enchentes, com uma quantidade incontável de lixo boiando. São toneladas de resíduos espalhados pelas avenidas, ruas e rios, a maioria dos quais poderia ser reciclada.

E existe a presença de lixo eletroeletrônico: computador, mouse, teclado, placa-mãe, placa controladora, processador, memória, periféricos de informática, impressora, roteador, hub, switch, modem, celular, nobreak, filtro de linha, telefone, fios, cabos, aparelhos de som, eletroportáteis, cafeteira, batedeira, ferro de passar roupa, liquidificar, espremedor de frutas, secador de cabelo, ventilador. Enfim, todo equipamento que utiliza energia elétrica, solar e bateria.

A Coopermiti é uma cooperativa sem fins lucrativos conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo que, através da reciclagem do lixo eletroeletrônico, realiza um trabalho de inclusão social e digital, capacitação, educação e cultura. Uma de suas representantes, Cíntia Pereira, da área de Marketing da entidade, esteve conosco em novembro do ano passado na Câmara Municipal de São Paulo, durante o 2º Encontro de Como Viver Bem em Condomínio, uma iniciativa de Rubens Calvo.

A cooperativa foi homenageada pelo esforço de conscientização do descarte correto do lixo eletroeletrônico, pois seus componentes podem contaminar o solo, o lençol freático e todo o meio ambiente.

Os condomínios, onde se concentra a maior parte da população que deveria dar o exemplo de coleta seletiva, são os campeões de pontos viciados, pois combinam o descarte com carroceiros, os quais, por sua vez, separam apenas o que lhes dá retorno na venda e jogam o restante em qualquer lugar da cidade, gerando reclamações junto aos Conseg’s e, pior, criando novos criadores de vetores transmissores de doenças.

Ainda estamos em fase de conscientização de cada um de como cuidar de seu lixo, ou seja, de fazer o descarte correto desses resíduos. No bairro da Casa Verde, zona Norte de São Paulo (SP), por exemplo, estamos fazendo uma campanha sobre como descartar seu lixo corretamente. Nos procurem para deixarmos a cidade um pouco melhor!

Sobre a autora: Rosangela Rascazzi é economista e empreendedora Cívica, Empresarial e Social.

Mais informações através do telefone (11) 3666-0849 ou dos e-mails:
rosangela.rascazzi@gmail.com
contato@coopermiti.com.br

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 17 =