Controle de pragas: previndo infestações nos condomínios

Todo condomínio deve estar atento ao controle de pragas durante o ano inteiro, como observa o biólogo Sérgio dos Santos Bocalini, especialista em Entomologia Urbana e vice-presidente executivo da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas). Na primavera, em especial, é imperativo que o calendário de dedetização esteja em dia, uma vez que a estação quente e úmida favorece a reprodução de muitas espécies, e que no verão ocorrem as infestações.

Vale reforçar a necessidade de refrear a proliferação, pois pragas trazem prejuízos à saúde física e/ou psicológica dos seres humanos, sendo alguns de extrema gravidade, ou de risco indireto, caso dos cupins, que na região sul e sudeste do Brasil encontram nos meses quentes a condição ideal para a formação de novas colônias. “Não existe evidência de cupins em casos de transmissão de doenças, mas acidentes podem ocorrer em função de queda de árvores, telhados ou forros que foram atacados”, diz Sérgio.

Já o mosquito Aedes aegypti pode provocar de mal-estar a episódios severos. Transmite, por exemplo, dengue, zica, chikungunya e febre amarela. “Locais que possam acumular água servem de criadouros do mosquito, tais como lixeiras abertas, áreas verdes sem manutenção e com folhas caídas, áreas de descarte de materiais recicláveis sem a devida coleta, calhas e galerias coletoras de águas pluviais que estejam com o sistema de escoamento obstruído”, alerta.

Quanto ao combate químico ao Aedes, Sérgio salienta ser muito importante, mas pondera que deve ser empregado de forma criteriosa para não oferecer risco aos condôminos nem causar perdas de outras espécies animais relevantes às relações ambientais. Ele destaca ainda que a dedetizadora não pode apenas se ater à aplicação sistemática de inseticidas, mas completar a ação identificando criadouros artificiais, naturais, provisórios e definitivos. Nos meses de calor, há também aumento populacional de baratas e formigas (que disseminam doenças e alergias), devendo o condomínio se precaver de infestações com serviços especializados.


Matéria publicada na edição 294 out/2023 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor