Cresce o número de acidentes em elevadores no País

Ao menos oito pessoas morreram no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento do Seciesp, sindicato que representa empresas do setor em São Paulo.

O Brasil vem registrando aumento no número de acidentes em elevadores nos últimos anos, muitos deles com vítimas fatais. É o que vem sendo observado pelo Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp). Para exemplificar, o Seciesp cita as ocorrências divulgadas no primeiro semestre de 2019.

Graves acidentes foram registrados nos primeiros sete meses do ano em diversas regiões do País. Pelo menos um caso foi divulgado por semana através da mídia, conforme levantamento realizado pelo Seciesp. Nessas ocorrências, foram contabilizados oito mortes e diversos usuários feridos. É possível constatar mais de uma vítima fatal em acidentes em elevadores por mês. No primeiro semestre, houve óbitos em Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Para o presidente do Seciesp, Marcelo Braga, diversos fatores explicam esse cenário com mortes e feridos. A falta de manutenção adequada é a principal delas. Prova disso é que no início deste mês de julho a polícia indiciou por homicídio culposo o dono de uma loja de Porto Alegre, onde uma funcionária morreu após a queda de um elevador de carga.

O caso aconteceu em novembro de 2018 no bairro Restinga, na Capital gaúcha. O inquérito foi remetido à Justiça. De acordo com o delegado responsável, Sílvio Kist Huppes, da 16ª Delegacia de Polícia, houve negligência por parte do proprietário, já que o elevador não atendia às exigências técnicas de segurança.

As definições de homicídio culposo são negligência, imprudência ou imperícia. A pena pode variar de um a três anos de prisão para o dono da loja. Por isso, a obrigatoriedade de manutenção e fiscalização para elevadores deveria ser objeto de lei nacional. Sua criação se tornou fundamental mediante esse quadro.

Falta fiscalização

A falta de fiscalização tem papel relevante nessas ocorrências, aponta o Seciesp. Fora o município de São Paulo, não há lei que obrigue a fiscalização e manutenção dos elevadores nas demais cidades do País, incluindo as demais capitais brasileiras. Com o agravamento da crise econômica, muitos condomínios têm adiado investimentos em manutenção, troca de peças e troca de elevadores. Sem fiscalização, aumenta a possibilidade de irregularidades que causam acidentes, destaca o presidente do Seciesp.

Braga ressalta ainda problemas causados pela entrada de elevadores clandestinos no mercado brasileiro, muitos produzidos com peças de baixa qualidade e que não oferecem segurança ao usuário. Entretanto, são oferecidos no mercado com preços 50% mais baratos do que os equipamentos tradicionais. Para poupar recursos diante das verbas reduzidas nos últimos anos, muitos síndicos passaram a optar por esses equipamentos, mesmo sem se certificar sobre a procedência.

“São elevadores sem certificação de qualidade, que não obedecem às normas da ABNT. Produzidos com peças improvisadas, muitas produzidas em fundo de quintal, são oferecidos por preços irrisórios. Sem saber, responsáveis por edifícios comerciais e residenciais podem colocar usuários em risco e ter de responder criminalmente em caso de acidentes”, alerta o presidente do Seciesp.

Ocorrências em 2019

A seguir, o Seciesp apresenta a síntese das notícias da mídia com ocorrências com vítimas no primeiro semestre de 2019.

– 13/07/2019 – Homens que trabalhavam em frigorífico de Apucarana (PR) sofrem queda de elevador;

– 12/07/2019 – Trabalhador cai de altura de quatro metros e é resgatado pelos bombeiros em Sorriso (MT);

– 09/07/2019 – Homem morre em acidente em elevador de supermercado no Rio (RJ);

– 04/07/2019 – Dono de loja de Porto Alegre (RS) é indiciado por homicídio culposo após morte de funcionária em queda de elevador [em 2018];

– 01/07/2019 – Acidente com elevador que matou dois na Bahia pode ter sido causado por falha em manutenção;

– 20/06/2019 – Relatório indica irregularidades em elevador que caiu e matou funcionária em loja na Restinga;

– 12/06/2019 – Elevador despenca e deixa cinco pessoas feridas em Salvador (BA)

– 07/06/2019 – Elevador despenca do quarto andar e deixa mulheres feridas em capela funerária de Araçatuba (SP);

– 28/05/2019 – Idosa morre após ter cabeça prensada por elevador em SC;

– 29/04/2019 – Homem morre ao cair do 7º andar durante temporal no litoral de SP.

De acordo com a polícia, o acidente ocorreu em um elevador durante as constantes quedas de energia provocadas pelo temporal que atingiu a Baixada Santista;

– 15/04/2019 – Laudo aponta erro em elevador onde dentista morreu ao cair com moto em fosso (Em São José do Rio Preto/SP);

– 01/04/2019 – Casal de idosos fica ferido após elevador cair, em Goiânia (GO);

– 22/03/2019 Queda de elevador deixa ferido em hospital da Vila Mariana (SP);

– 14/03/2019 – Elevador despenca nove andares com 16 funcionários em Brasília (DF);

– 28/02/2019 – Queda de elevador em empresa deixa dois feridos em Lençóis Paulista (SP);

– 30/01/2019 – Agente de saúde morre ao cair em fosso de elevador no Centro de Fortaleza (CE);

– 30/01/2019 Cinco ficam feridos após elevador de hotel despencar do décimo andar em Londrina (PR);

– 21/01/2019 – Queda de elevador de loja deixa feridos em Maringá (PR);

– 16/01/2019 – Homem de 63 anos morreu na noite de terça-feira (15) ao cair em um fosso de um elevador em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =