O principal cartão de visita de um condomínio é o seu jardim. Porém, muitos condomínios recebem projetos de paisagismo com valores equiparáveis a um carro importado e de luxo, mas na hora de investir na manutenção, apostam em empresas sem profissionais qualificados, que possam manter este patrimônio.
Os projetos atuais desenvolvidos por arquitetos e paisagistas renomados apresentam áreas verdes internas, externas, quadro vivo, telhado verde etc. Alguns deles contam com sistema de irrigação eletrônica para garantir a rega periódica, pois um dos principais dilemas dos condomínios é definir a responsabilidade pela rega do jardim: Será do zelador ou do gerente predial, do auxiliar de manutenção ou da empresa terceira contratada para a manutenção?
Afinal, quando o condomínio não cuida deste patrimônio, ele se deteriora e, consequentemente, perde valor, por causa investimento necessário para a reconstrução do projeto. Quanto maior a falta de cuidado adequado, maior será o investimento na sua recuperação. Além disso, um jardim mau cuidado pode impactar na desvalorização dos imóveis dos coproprietários.
Desta forma, recomenda-se ao administrador de condomínio, síndico ou zelador adotar alguns critérios para a manutenção do jardim do prédio:
1 – Contratar empresa que tenha profissionais qualificados e com apoio técnico de engenheiro agrônomo;
2 – Obedecer ao cronograma de rega estabelecido pela empresa, mesmo no inverno;
3 – Orientar todos aqueles responsáveis sobre os cuidados com o jardim;
4 – Providenciar, semestralmente, a cobertura de áreas com gramado, bem como fazer a adubação química (fertilizante) de todo jardim;
5 – Providenciar a reposição periódica de mudas perdidas no processo de manutenção, ou nas ocasiões em que o jardim está muito seco e castigado.
A manutenção periódica com empresa especializada custa um pouco mais para o condomínio, mas seus gestores e coproprietários podem ter a certeza de que cada centavo investido será recompensado na valorização do seu patrimônio.
Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.