Nestes tempos de pandemia e afastamento social, não há como negar que estamos todos sentindo falta de arte e cultura. Mais do que isso, precisamos de encontros com familiares e amigos para dividir momentos de entretenimento e saber, de risos, emoções, músicas e aplausos, mas como podemos fazer isso neste cenário, em que é essencial manter o distanciamento social? Temos sim alternativa!
A cultura é parte principal de um povo, expressão que marca aquilo que nos torna humanos, revela e define características de uma sociedade. E, em tempos de isolamento, nunca foi tão necessário nos cercarmos de arte para compreender um cenário de futuro incerto e expectativas frustradas por um inimigo que sequer podemos ver.
Junto com a pandemia chegaram as apresentações nas varandas. Os olhos voltaram-se para a janela do vizinho, sem nenhum receio de estar invadindo a privacidade dele, e a ideia era compartilhar o seu talento, qualquer fosse ele. Lindas e emocionantes apresentações foram registradas através de muitos vídeos pela internet.
Foi assim que surgiram as milhões de lives nas diversas redes sociais, fenômeno que se multiplicou em velocidade alucinante e atingiu todos os gêneros e camadas, mas que aos poucos tornou-se suficiente para dar conta da vontade de estarmos juntos.
Então, que tal um cineminha?
Com a retomada progressiva das atividades em diversas partes do país, o cinema foi sendo relembrado em uma de suas formas mais antigas, o velho drive-in. Afinal, era grande a saudade de ver na telona a trama e suas personagens, heroínas, heróis e vilões, a fotografia, o cenário, a música-tema, o final surpreendente da história. Entre risos e lágrimas, o cinema sempre mexe com as emoções de todos nós! E essa experiência parece que fica mais completa quando podemos compartilhar esses momentos com outras pessoas, todo mundo junto. Não é a mesma coisa quando se passa horas escolhendo diante da tela inicial de um serviço de streaming.
Como resgatar este prazer do cinema, se agora a ordem é “cada um no seu quadrado”? Respeitando as regras, mas sem deixar de usufruir da arte, da cultura, em companhia de pessoas queridas. Como também colaborar para que a cultura possa ser fomentada e continue a nos inspirar?
O setor tem se reinventado e olhado com bastante atenção para a demanda crescente dos condomínios com propostas adequadas ao cenário da Covid-19.
São iniciativas bastante criativas como:
• Projeção de filmes em paredes, com equipamentos de alta definição, para que os moradores possam assistir da janela de seus apartamentos;
• Salas ao ar livre, em áreas do condomínio;
• Sessões de drive-in para o público local.
Tudo acompanhado dos protocolos de segurança, como distribuição de álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre o público.
As atividades culturais são grandes aliadas da comunidade, pois promovem o bem-estar, a integração e a boa convivência entre todos, além de serem excelentes ferramentas, por proporcionar um ambiente mais alegre, descontraído e leve.
Tomando os devidos cuidados, o novo normal pode trazer descobertas e vivências interessantes e o condomínio pode ser o espaço ideal para fazer a transição para essa nova realidade.
Mais informações:
– Tel.: (11) 98478-9255
– Site: www.cineboapraca.com.br
– E-mail: contato@cineboapraca.com.br
(Texto desenvolvido pela Equipe Cine Boa Praça – Claudia Perrota, Damaris e Valéria)