IPEVECON registra variação de 10,15%, mas inadimplência do último período levantado apresenta recuo.
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) divulgou os índices de mercado referentes ao mês de dezembro. O valor dos condomínios de São Paulo apresentou alta 10,15% de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON).
O aumento relativo a dezembro já era esperado devido às despesas condominiais típicas do final do ano, que incluem aumento significativo da folha de pagamento e recolhimento de encargos.
Com a variação do mês, o cálculo acumulado do índice de custos condominiais chegou a 8,31% nos últimos doze meses e o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), no mesmo período, registrou aumento de 7,09%.
Com relação às despesas condominiais, o consumo de água teve aumento de 3,66%, tendência que vem se apresentando desde o final do período de racionamento. A energia também apresentou aumento de consumo, da ordem de 2,92%. O Item “despesas eventuais”, que tradicionalmente apresenta elevação no final do ano com o pagamento de gratificações natalinas e outras despesas características deste período, aumentou 7,49%.
Atrasos e inadimplência
O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) do mês de novembro registrou índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso até o 30º dia) de 6,82%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, representou queda de 0,12%, em pontos percentuais.
O valor relativo à inadimplência do mês, com base em outubro de 2016 (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento) atingiu 3,05%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, obteve queda de 0,07% pontos percentuais em relação à outubro de 2015 (3,12%).